sexta-feira, 10 de novembro de 2017

400 alunos participaram da Formatura do Proerd


Cerca de 400 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São João da Boa Vista participaram da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd que aconteceu na tarde de quinta-feira, 09, no Theatro Municipal.

Os alunos das EMEBs Adélia Jorge Adib Nagib, Antônio dos Santos Cabral, Sarah Salomão, Eugênio Ciacco, Nicola Dota, Germano Cassiolato, Genoefa Pan Bernardo, Pedro Vaz de Lima e Maria Leonor Alvarez e Silva participaram de 10 encontros ministrados pelos Policiais Militares Cabo Rosana Santos Oliveira e Cabo Celso Ricardo Brunharo.

Durante a formatura, os alunos receberam seus certificados e os autores das melhores redações ganharam medalhas. Algumas escolas também fizeram apresentações de vídeo, música e dança.

Estiveram presentes na solenidade autoridades, professores, pais e familiares. O evento é uma parceria do Departamento Municipal de Educação com a Polícia Militar do Estado de São Paulo por meio do 24º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I).

Sobre


O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando para as crianças dizerem não as drogas.

É eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. Os instrutores Proerd, são policiais militares fardados, auxiliados pelo livro do estudante Proerd e contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e, também, a participação dos pais, levando o programa para a família, como em um todo.


As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.