sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Mostra de Ciência reúne grande número de experimentos produzidos pelos alunos da Emeb José Procópio do Amaral


Os alunos da Emeb José Procópio do Amaral estão há mais de mês desenvolvendo experimentos e projetos que foram apresentados, ontem, ao público que esteve presente na Mostra de Ciências "Nós e o Mundo". Promovida pela escola, com apoio dos pais e o engajamento dos professores, os alunos confeccionaram desde maquetes e experimentos que destacam a sustentabilidade, os tipos de energia, os cuidados e benefícios das plantas, a importância da água para os seres vivos, o sistema solar, ente outros. Na oportunidade eles puderam apresentar como tudo foi desenvolvido e como funciona. O entusiasmo e o orgulho deles eram notáveis em ver o resultado final. 

De acordo com a direção da escola o sucesso da Mostra se deve ao engajamento de todos. “Os nossos professores abraçaram a ideia e há mais de mês vem trabalhando com os alunos em sala de aula com toda a montagem,confecção e funcionamento dos experimentos. Os alunos e pais também participaram efetivamente do processo. Esse é um trabalho muito rico para eles que aprendem em cada detalhe e essa união entre família e escola é fundamental ”, destaca Norma Montejane.

Participações

A Mostra de Ciências da Emeb José Procópio do Amaral teve a participação de Amilton César dos Santos, sanjoanense, que tem incentivado a realização de Feiras voltadas ao tema nas escolas públicas. Ele levou o projeto para a escola que abraçou a causa. Amilton é formado em Ciências Biológicas e Pedagogia e tem Mestrado e Doutorado pela USP.

Estiveram presentes também alunos da Engenharia Química da Unifae que levaram brincadeiras para as crianças como a formação de bolha de sabão gigante; e alunos de Ciências Biológicas da Unifeob que levaram animais empalhados e vários tipos de cobras no formol. A “Trilha Educar” da Fazenda Alegre também prestigiou o evento com vários tipos de plantas medicinais e utilizadas para temperos, além de ensinarem repelentes caseiros e naturais.


A Mostra de Ciências aconteceu entre as 15hs e 20hs e reuniu um grande número de pessoas que prestigiaram e ficaram encantadas com a riqueza dos projetos apresentados. A escola ainda ofereceu pipoca e algodão doce para as crianças.