quinta-feira, 28 de abril de 2016

Reforço escolar na Emeb Germano Cassiolato tem atividades diferenciadas

Os alunos do Ensino Fundamental, no momento de estudo paralelo, conhecido como Reforço Escolar, tem o prazer de aprender por meio de atividades lúdicas e significativas.  

Na escola Germano Cassiolato, a professora Luciana Navas promoveu um momento muito divertido e que rendeu muito aprendizado, o jogo "Kalah", que simula o plantio de sementes e tem como objetivo acumular o maior número de "peças" no seu espaço, delineado no tabuleiro.

A professora inicia trabalhando o "jogo pelo jogo" para que a criança aproprie as regras e entenda o objetivo. Depois desse momento, são exploradas as capacidades que esse jogo envolve, para que o aluno possa "jogar com competência". E assim, a professora segue fazendo suas intervenções nas situações vivenciadas no jogo.


Quanto mais vezes os alunos jogam e quanto melhor a intervenção da professora, mais os alunos tomam consciência das jogadas. No caso do Kalah,  podem ser desenvolvidas as capacidades de elaboração de estratégias, de descentração, de antecipação e análise das consequências, de atenção, além da exploração da contagem.




Foto cartaz: Outro trabalho realizado, foi a confecção de um cartaz informativo sobre a Gripe H1N1. Esse tema de extrema importância está no contexto atual de nossa sociedade, por esta razão as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver as habilidades de escrita e leitura através de uma situação de comunicação real, visto que esse cartaz servirá para informar a comunidade escolar sobre essa doença.
Responsabilidade social, contextualização, ludicidade são as palavras que definem as aulas de Reforço da EMEB Germano Cassiolato.




segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dia do índio é comemorado na Emeb Noêmia Rehder

Na EMEB Noêmia Rehder o dia do Índio foi comemorado com muita brincadeira pelos pequeninos. Os professores desenvolveram várias atividades para que as crianças pudessem conhecer um pouco da cultura indígena. Os alunos cantaram, assistiram filme DVD, fizeram pinturas, construíram ocas, ouviram histórias, conheceram diversos objetos indígenas e tiveram um cardápio diferenciado: arroz, feijão, peixe, mandioca, hortaliças, legumes, frutas, bolo e suco natural.

A s crianças ainda entraram no clima e viveram os indiozinhos nas brincadeiras, aprendendo sobre seus hábitos e modo de vida.















Alunos da Emeb Ziza Andrade comemoram dia o índio

No dia 19 de abril foi comemorado o Dia do Índio na EMEB Ziza Andrade. As crianças assistiram filmes,experimentaram comidas típicas e realizaram brincadeiras indígenas, além de terem a oportunidade de conhecerem outros grupos sociais, resgatando a história. Durante a semana os professores trabalharam a valorização dos povos indígenas,seus costumes,crenças e comidas.













Adicionar legenda

EMEB Iracema de Carvalho Arten comemora o Dia do Livro Infantil com visita da Emília


Os alunos da EMEB Iracema de Carvalho Arten fizeram várias atividades para comemorar o Dia do Livro Infantil. Encerrando o projeto, a escola recebeu a visita da boneca Emília que foi em cada sala, fazendo várias brincadeiras com as crianças. Para fazer uma surpresa às famílias, antes de ir embora as crianças se vestiram de Emília e Visconde de Sabugosa.

Para a coordenadora pedagógica, Flávia Cavalcante, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato,  que é considerado o mais importante autor de literatura infantil no Brasil, atravessou gerações e é uma das obras mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira, pois possibilita esta mágica infantil. “Quem conhece as histórias do sítio não precisa de brinquedos caros para se divertir e criar’, destaca.