sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Escolas do ensino fundamental recebem visita da Unidade Móvel da Elektro

 As escolas municipais de ensino fundamental de São João da Boa Vista estão recebendo a visita da Unidade Móvel de Ensino da Elektro, que tem como foco principal ensinar as crianças sobre o combate ao desperdício de energia elétrica. Os alunos são divididos por turmas e visitam o caminhão educativo. Nele, representantes da concessionária explanam sobre o tema e mostram, na prática, o que é certo e errado em relação a energia elétrica.

O projeto “Elektro nas Escolas” é uma parceria com o Departamento de Educação e tem como objetivo sensibilizar as novas gerações para o combate ao desperdício da energia elétrica, respeitando o meio ambiente por meio de ações sustentáveis, além de capacitar os docentes para difusão desses conceitos. As unidades móveis oferecem oficinas, aulas e distribuição de materiais sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica no lar e na sociedade.








Na primeira etapa estão sendo visitadas as escolas Luiza de Lima Teixeira, Germano Cassiolato, Santos Cabral, Maria Leonor Alvarez e Silva e José Procópio do Amaral. As demais terão suas datas agendadas posteriormente.









terça-feira, 9 de setembro de 2014

IDEB das escolas municipais cresce três pontos e supera meta estabelecida pelo MEC



São João da Boa Vista atingiu 6.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente a 2013, divulgado dia 5 de setembro, pelo Ministério da Educação. 

O município cresceu três pontos em relação ao último levantamento, realizado em 2011, quando a marca foi de 6.1. Com isso, o desempenho das escolas municipais está dois pontos acima da meta de 6.2 fixada pelo MEC. 

O IDEB é o principal indicador de qualidade educacional do país e combina informações de desempenho em exames padronizados obtido pelos estudantes ao final das etapas do ensino fundamental e médio. 

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho afirmou que a boa performance das escolas municipais no IDEB é resultado dos investimentos que a Prefeitura tem feito na área da Educação nos últimos anos. 

“São João dispõe de uma rede de escolas bastante complexa e isso requer grande empenho por parte de quem administra os recursos. Os investimentos na construção de escolas e creches ocorrem na mesma proporção aos investimentos na parte pedagógica, o que reflete diretamente na qualidade do ensino”, comentou o prefeito. 

A rede municipal é composta por 35 escolas, que reúnem 3.575 alunos no ensino fundamental, 1.519 no ensino infantil (pré-escola) e 1.089 alunos em creches. Ao todo, são 314 professores e 814 servidores entre efetivos e terceirizados.

Fonte: Prefeitura Municipal

Escolas marcam presença no desfile de sete de setembro

 O sete de setembro foi comemorado em São João da Boa Vista com o tradicional Desfile Cívico. Coordenado pelo departamento de educação, o evento contou a participação de aproximadamente 1.700 alunos das escolas: Nicola Dotta, José Inácio Diniz, Genoefa Pan Bernardo, José Peres Castelhano, Luiza de Lima Teixeira, Professor Eugênio Ciacco Neto, Antônio dos Santos Cabral, Sarah Salomão, Professora Sandra Matielo, Adélia Jorge Adib Nagib, Professora Maria Leonor Silva, Dr. José Procópio do Amaral e Germano Cassiolato. 


Desfilaram, ainda, o Tiro de Guerra 02-036, o 24º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Grupo de Escoteiros Curupira, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escola Municipal de Ensino Profissionalizante (EMEP) Professor Hugo Sarmento, Universidade Aberta do Brasil (UAB), grupo Garotas do Arco Íris e grupo Demolay. A novidade deste ano foi a presença dos cadetes da Academia das Agulhas Negras, de Resende, RJ, e do grupo de reservistas que serviu o TG em 1966.