quinta-feira, 19 de junho de 2014

Professoras da rede municipal se capacitam para o Pacto


Teve início a capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para os 105 professores alfabetizadores das séries iniciais, que abrangem os 1º, 2º e 3ºs anos. Em 2014 a capacitação tem ênfase em matemática, mas contempla também Língua Portuguesa, estudada em 2013, articulando os diferentes componentes curriculares. “Queremos estabelecer um equilíbrio entre teoria e prática, sem que haja sobreposição entre uma e outra, valorizando uma ação reflexiva”, destaca Maria Cecília Molinari Nogueira, coordenadora geral municipal do Pacto.

Em São João as capacitações acontecem entre os meses de junho e dezembro, com datas programadas para cada formação específica. Ao final, em dezembro, as professoras participam de um seminário e apresentam os resultados obtidos.







Sobre o Pacto
O programa é um compromisso dos governos federal, estadual e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do ensino fundamental.



















quarta-feira, 18 de junho de 2014

MEC concede Selo de Município Livre do Analfabetismo a São João


São João da Boa Vista recebeu do Ministério da Educação o selo de Município Livre de Analfabetismo, por ter atingido mais de 96% de alfabetização, conforme o Censo Demográfico do IBGE, de 2010. A conquista faz parte do trabalho realizado pelo Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atende pessoas com mais de 15 anos que ainda não terminaram o Ensino Fundamental. Um dos objetivo é elevar a autoestima do aluno para que ele se prepare para o mercado de trabalho e seja inserido na sociedade.

Na cidade, o EJA atende aproximadamente a 180 pessoas e é coordenado pela professora Claudenice Lino Vieira Richena. As aulas acontecem nas emebs: José Peres Castelhano, José Procópio do Amaral, Sarah Salomão, Germano Cassiolato, Maria Leonor Alvarez e Silva e Antônio dos Santos Cabral. 







terça-feira, 17 de junho de 2014

Professores, alunos e funcionários da EMEB Sarah Salomão realizam passeata contra a dengue

Cartazes, música e muito barulho são utilizados para chamar a atenção dos moradores no combate ao Aedes aegyyti.


A fim de sensibilizar a população local para que mantenha os quintais de casa limpos, visando exterminar a forma primária do mosquito transmissor da dengue, o  Aedes aegypti, a EMEB Sarah Salomão promoveu a “Passeata contra a dengue”, que contou com a participação de 350 pessoas. Crianças e adultos  carregaram cartazes, faixas, panfletos e plaquinhas que orientaram os moradores na prevenção a doença e combate ao mosquito transmissor.






A “Passeata contra a dengue” percorreu as principais ruas do Jardim Primavera e Jardim das Flores e atraiu a atenção da comunidade, graças ao barulho e agitação do grupo, que cantava a música ensaiada dentro da escola: “Melô do Mosquito Dengoso”, saia de suas casas para acompanhar o movimento. “O mosquito diz que quer, com um beijo lhe agradar, é mentira do mosquito, ele quer é lhe atacar. Há, há, há, Oh, oh, oh, ele quer é lhe atacar” –  e a paródia rendeu sorrisos aos moradores locais.
O movimento faz parte de um projeto educativo da escola, que visa preparar os alunos para serem multiplicadores de conhecimentos e agentes de prevenção na comunidade familiar e do bairro.




















Teatro





segunda-feira, 16 de junho de 2014

Aluno de escola municipal ganha bolsa de 100% no COC

235 alunos da rede pública e particular fizeram a prova

O aluno Gabriel Bozelli Dias, do 5º ano da Emeb Eugênio Ciacco, ficou em 1º lugar no concurso de bolsas de estudo do COC São João da Boa Vista, no qual concorreram 235 alunos dos 5ºs anos das escolas públicas e particulares da cidade. A prova, composta por 20 questões, abrangeu questões de conhecimentos gerais relacionados ao conteúdo programático do ano letivo.
Gabriel ganhou uma bolsa integral de 100% e, a partir do ano que vem, estudará no colégio. Vale ressaltar que as escolas municipais de São João oferecem ensino até o 5º ano do fundamental. Para ele foi uma surpresa. “No dia da prova eu estava nervoso porque apesar de eu ter estudado, poderia cair alguma coisa que eu não dominasse. Eu fiquei sabendo agora que fui o primeiro colocado e foi uma emoção muito grande. Estou muito feliz”.



Da esq p dir. Miriam Damalio- professora, Jaqueline Grizante- Coordenadora do COC, Gabriel Bozzeli Dias - 1º colocado, Adriana Bozelli - mãe do aluno e Cecília Molinari- Supervisora de Ensino do Depto de Educação.













A mãe, Adriana Bozelli, está orgulhosa do filho. “Estou muito feliz por ele e só tenho a agradecer a professora Miriam pela dedicação. O Gabriel é um filho e um aluno maravilhoso. Ele estudou muito antes”.



“O concurso serve para que saibam que existe a possibilidade de fazerem a prova e conseguirem entrar numa escola particular por meio do seu entendimento e do conhecimento adquirido até o momento”, destaca a coordenadora do COC, Jaqueline Grizante.


Miriam Massaro Damalio é professora do aluno há dois anos e destacou suas qualidades em sala. “O Gabriel é questionador e participativo. Ele estuda muito, questiona todas as dúvidas; tudo ele quer saber. Nós trabalhamos com a bolsa literária em que toda semana o aluno leva um livro para casa. E ele lê todos ”.



Além de ganhar a bolsa integral, Gabriel ficou no ano passado em 3º lugar no concurso de redação “Jovem Escritor”, promovido pela Academia de Letras, que teve 500 crianças participantes e também foi premiado por isso.