sexta-feira, 30 de maio de 2014

Alunos da Celina Virga, Ziza Melo e Maria de Lourdes se unem em passeata contra a dengue


Conscientizar a população sobre o combate a dengue foi o motivo da passeata que aconteceu no Bairro Santo Antonio. 173 alunos das emebs Celina Virga, Ziza Melo e Maria de Lourdes saíram às ruas com um grito de guerra, cantando músicas sobre o tema e distribuindo panfletos com o objetivo de despertar nos moradores a importância dos cuidados para evitar a dengue.







De acordo com a coordenadora Kellen Rose Bruno dos Santos, foi feito um trabalho de preparação com as crianças, explicando o motivo de sair às ruas além de ações em sala de aula. “Trabalhamos rodas de conversa, confecção de cartazes, textos não verbais e informativos . As professoras receberam ainda um dvd que continha músicas e histórias sobre a dengue e que também foi utilizado com os nossos pequenos”.








A tarde os alunos participaram de uma palestra adaptada para a faixa etária com uma representante da zoonose, que falou dos cuidados de prevenção.













quarta-feira, 28 de maio de 2014

Combate a dengue e economia de água é tema de apresentação na Hélio Ornellas

O combate a dengue e a economia de água são temas que estão em alta. Preocupados com isso, os professores da emeb Hélio Ornellas Borges desenvolveram com os alunos apresentações de paródia e peças teatrais sobre o assunto. Os 180 estudantes de 0 a 5 anos participaram do dia especial.







O maternal I apresentou uma paródia de uma das músicas da galinha pintadinha. Todas as crianças da creche se envolveram no refrão que dizia: “Água parada, lixo jogado, mosquito da dengue mora ali”. O maternal II B e a 2ª fase apresentaram a peça teatral “Zezinho e a dengue”, que contava a história de uma criança que foi contaminada pelo mosquito aeds aegypti . Para encerrar, os alunos do maternal II A e C realizaram a peça “A economia da água”, destacando a preservação desse bem natural.














De acordo com a coordenadora Mislaine Bruno dos Santos, o tema surgiu da necessidade após o aumento dos casos de dengue no município e do baixo nível de água no rio Jaguari. “Além das apresentações, fizemos todo um trabalho em sala de aula sobre a conscientização. Discutimos o assunto e os ensinamos a escovar os dentes com a torneira fechada, não deixá-la pingando, pegar só a quantidade de água que vai tomar. O legal é que realmente aprendem. Na reunião, os pais disseram que as crianças os advertem em casa. ‘Olha mamãe não pode demorar no banho, não pode jogar água fora, não pode deixar lixo no quintal’ ”.

Os alunos ainda confeccionaram adereços como viseiras, chapéus e mosquito palito.





Primeira reunião de pais é realizada na emeb Ziza Andrade

 A emeb Ziza Andrade realizou a primeira reunião de pais, que puderam conhecer a nova direção da escola, formada pela vice-diretora Deise Faense Ferreira e pela coordenadora Nathália Pavani Guizin Ruano. De acordo com elas, o intuito é proporcionar uma parceria amigável entre a família e a escola, sempre pensando no bem da criança. “Foi um momento precioso em que  todos puderam conversar abertamente sobre os temas abordados, trocaram ideia, tiraram dúvidas e deram sugestões”, destacam. Após a reunião, os pais foram contemplados com um café da manhã.










terça-feira, 27 de maio de 2014

Emeb Miguel Jorge comemora 32 anos

Escola atende 90 crianças de 4 meses a 3 anos


A emeb Miguel Jorge Nicolau comemorou seu 32º aniversário com o tema “Plantando com amor”, em que os pais viram uma exposição dos trabalhos e participaram de atividades junto com os filhos plantando sementes.










Após a execução do hino nacional e de São João, a mãe da aluna Helena Ferraz Germini, Elaine Cristina Ferraz, destacou a importância da creche na vida das crianças e dos pais. “Nós deixamos nossos filhos aqui e podemos ficar tranquilos, pois sabemos que estão sendo bem cuidados e educados. Nós temos o direito de ter escola, mas, também temos que participar da educação deles. Aqui, nessa escola, todas os nossos pedidos e ideias são aceitos, sempre para o bem das nossas crianças”.



A coordenadora Kamila Consentino destacou “a creche é um lugar abençoado. É uma tarefa árdua a de formar cidadãos críticos, pensantes e atuantes na sociedade, mas, com a união da equipe e da família isso é superado dia a dia”.


Ao final, os pais foram receberam lembrancinhas compostas por mensagens e sementes para serem plantadas.






segunda-feira, 26 de maio de 2014

Emeb Germano Cassiolato é entregue à população sanjoanense

Escola atende quase 600 crianças no Jardim Guanabara


Foi num clima de emoção e alegria que a primeira etapa da escola municipal de ensino básico, Germano Cassiolato, foi entregue aos sanjoanenses neste domingo, 25. A unidade escolar atende no momento 576 alunos e tem 77 profissionais no quadro de funcionários. Localizada no Jardim Guanabara, no início da Estrada da Serra da Paulista, a emeb foi construída numa área de 1.978 m² e conta com uma estrutura de 12 salas de aula, pátio coberto, auditório e laboratório de informática. Na segunda etapa serão construídas uma quadra poliesportiva e uma piscina, que estão em processo de licitação.







Estavam presentes na inauguração autoridades, funcionários do departamento de educação, familiares do homenageado, pais dos alunos e comunidade em geral. Após a cerimônia foi servido lanche aos presentes. As crianças, que apresentaram uma paródia e cantaram o hino,  foram agraciadas com pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis.














Sobre o Patrono


A escolha do professor Germano Cassiolato como patrono deve-se a sua jornada esportiva na cidade.  Após aprovação em concurso público, em 1968, conseguiu sua remoção para o Instituto de Educação “Cel. Cristiano Osório de Oliveira”, em que se aposentou em 1982. Além de lecionar em outras escolas, sempre era convidado pelos prefeitos, que o colocavam como dirigente máximo do esporte. Foi técnico das seleções que representavam São João em campeonatos oficiais e competições amistosas. Na área esportiva foi reconhecido como garimpeiro de talentos no amador.