quinta-feira, 10 de abril de 2014

Emeb Eugênio Ciacco Neto comemora dia da água com passeata

A Emeb Eugênio Ciacco Neto realizou uma passeata com os alunos em comemoração a semana da água. O projeto objetiva mostrar a origem da água e conscientizar a população da importância do bem natural, para que evitem o desperdício.

De acordo com a vice-diretora, Rosane Cristina Ferraz Gonçalves, todos os alunos da escola participaram. “Nós acreditamos que a conscientização deve vir das futuras gerações, preservando não só a água, mas todo o  meio ambiente, para que possamos ter um país mais saudável”, destaca Rosane.

Os estudantes levaram cartazes e  folderes para as ruas. A banda rítmica foi usada para chamar atenção dos moradores.  Houve a distribuição de panfletos, confeccionados por eles próprios, com o lema: “Se economizar, não irá faltar”. A atividade contou com o apoio da Polícia Militar.

                                                                                                                          





quarta-feira, 9 de abril de 2014

Emeb Miguel Jorge Nicolau comemora Semana da Água

“Água de brincar, água de beber, água de viver” é o nome do projeto desenvolvido na Emeb Miguel Jorge Nicolau, em comemoração a semana da água. De acordo com a coordenadora, Kamila Consentino, foram discutidos  com as crianças a questão da escassez e o uso abusivo da água, além da conscientização de todos para que o  problema não se agrave. “O objetivo é despertar um espírito observador por meio de experiências sensoriais e ressaltar a importância da água para os seres vivos e para o nosso planeta”, destaca a coordenadora.










Professores do município participam do Projeto Elektro nas Escolas


Capacitação tem a finalidade de conscientizar sobre combate ao desperdício de energia elétrica


O Departamento de Educação, em parceria com a Elektro, participa do projeto Elektro nas Escolas, que visa capacitar professores do ensino fundamental sobre o combate ao desperdício de energia.  65 docentes participaram, nos dias 2 e 3 de abril, de um curso, no qual foram apresentados vídeos sobre a quantidade de energia elétrica gasta durante atividades diárias como, por exemplo, banho, passar e lavar roupas, etc. Os professores receberam apostila com dicas de como economizar energia. O conteúdo será aplicado junto aos alunos.

A Elektro enviará as unidades escolares um kit de material didático pedagógico, composto de livro do professor, mais obras destinadas aos estudantes do ensino fundamental, com jogos educativos, além da visita de uma  Unidade Móvel de Ensino da empresa, no município.


Sobre o curso

O curso é dividido em três etapas. “Na primeira parte os professores recebem  as informações sobre o tema. Na sequência,  aplicam o conteúdo em sala são acompanhados pelos profissionais da Elektro. Na última fase, que ocorre em outubro, os educadores apresentam os resultados  a um especialista da empresa”, explica a assessora pedagógica Claudenice Lino Vieira Richena.







Projeto Datas Comemorativas - EMEB Iracema de Carvalho Arten comemora dia do circo

O Dia do Circo não passou em branco na Emeb Iracema de Carvalho Arten. Atividades, cartazes e lembrancinhas foram feitas pelos alunos, além das próprias fantasias. Segundo a coordenadora pedagógica Flávia Cavalcante, o projeto tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças e focar  no respeito às diferenças das pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral).  “Com o brincar a criança desenvolve o conhecimento, estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, expressa suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e, com isso, avançano  processo de aprendizagem”, destaca. 

A atividade contou com a interpretação da  professora Lidiane de Lima Rodrigues. Ela se vestiu de palhaço e percorreu todas as salas fazendo brincadeiras. 








Projeto Datas Comemorativas - Emeb Miguel Jorge realiza atividades sobre o dia da nutrição


Assim como várias escolas da rede municipal de ensino, a Emeb Miguel Jorge Nicolau também comemorou o Dia da Nutrição. De acordo com a coordenadora, Kamila Consentino, foi ressaltado com as crianças a importância de hábitos saudáveis para se ter um corpo nutrido e para fortalecer as defesas do organismo. “É essencial um processo ativo, lúdico e interativo que eduque e motive os alunos”, destaca.


Além das atividades em sala, foi realizada uma degustação de salada de frutas, que teve acompanhamento das nutricionistas responsáveis pela merenda escolar.












segunda-feira, 7 de abril de 2014

Projeto Datas Comemorativas: Emeb Irmã Hermínia Molas comemora Dia do Circo

Dando seguimento ao projeto “Datas Comemorativas”, a Emeb Irmã Hermínia Molas realizou uma atividade chamada Circo da Alegria,  com o objetivo de socializar e desenvolver nas crianças o gosto pelo circo, além de valorizar os profissionais que trabalham nessa área.









As professoras apresentaram músicas e distribuíram pipoca para os alunos. Também foram entregues lembrancinhas simbolizando o mais conhecido artista do circo:  o palhaço. Para encerrar,  a coordenadora  Mariana de Alvarenga Lellis Colognez, deixou uma frase do artista circense: “o  circo é arte, é, 
antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir”. (Leonid G. Engibarov)








Emeb José Inácio Diniz promove palestra sobre alimentação saudável


A Emeb José Inácio Diniz desenvolve junto aos estudantes um projeto sobre hábitos saudáveis de alimentação.  Numa das atividades, a  diretora Kelly Cristina Benevides de Castro Barrado, convidou as nutricionistas Ana Lígia Nassar e Gabriela Vicente Paiva para uma palestra ao ensino fundamental.
As nutricionistas deram exemplos de diferentes tipos de comida, aplicando-os em uma pirâmide alimentar. Mostraram ainda quais devem ser escolhidos e os que devem ser evitados, além de ressaltar a importância da atividade física. Para elas, as palestras, servem de estratégia para a inclusão de uma alimentação saudável no conteúdo programático.
“A escola saudável tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades físicas, psíquicas, cognitivas e sociais dos nossos alunos”, destaca a diretora.