quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Departamento de Educação promove capacitação junto a servidores e gestores

O Departamento Municipal de Educação está desenvolvendo uma série de capacitações junto a seus servidores e gestoras (diretoras, vice-diretoras e coordenadoras) das 34 escolas municipais. A atividade é realizada pela psicóloga Daniele Cristina Durigon, e tem o objetivo de promover a reflexão sobre o papel e o trabalho dos educadores e colaboradores, visando o aperfeiçoamento de suas competências profissionais.

Equipe do Departamento durante capacitação 

 As ações buscam auxiliar na promoção de mudanças de comportamento profissional, melhorando as relações interpessoais, aumentando a satisfação e a motivação. 25 capacitações, divididas por temas, já foram realizadas. O primeiro, sobre Comunicação Assertiva, buscou melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, estimular a assertividade e a empatia entre os servidores  e a população atendida.

Capacitação sobre liderança
Outro tema enfatizou a importância de como promover a Interação e Cooperação, ressaltando a necessidade do trabalho em equipe. O tema Liderança também foi apresentado e amplamente discutido.  As capacitações envolvem o uso de dinâmicas, reflexões, vídeos e práticas.

Equipe 2 durante a capacitação

De acordo com a psicóloga Daniele Durigon, o projeto é algo novo no Departamento de Educação e os participantes estão se envolvendo e evoluindo gradualmente no decorrer dos encontros. “É possível perceber muitos conceitos e técnicas sendo colocados em prática no ambiente de trabalho, o que gera um diferencial nas relações interpessoais”.


Psicóloga Daniele Durigon durante as capacitações

A psicóloga destacou, ainda, que o intuito é que os profissionais almejem e caminhem para uma melhor qualidade de vida dentro da organização. “Isso consequentemente refletirá no contexto biopsicossocial de cada um”. 

Servidores nas capacitações

EMEB Luiza de Lima Teixeira realiza Festa das Cores


Na última sexta-feira, 20, cerca de 450 alunos da 1ª fase da EMEB Luiza de Lima Teixeira participaram da 2ª Festa das Cores promovida pela escola. Ao todo, oito cores foram apresentadas por meio de desfiles, danças, músicas, poesias e experiências. Foi realizado também um concurso de rei e rainha entre as crianças.


Aluno durante as apresentações

Crianças apresentando poesia












De acordo com a Coordenadora Pedagógica Alessandra Daroz Martins, “queremos sensibilizar a importância das cores e os sentimentos que elas transmitem.” Alessandra destacou que os professores também trabalharam em sala  a importância da estação, da temática e da filosofia que envolvem a primavera.


Experiência Vulcão

Equipe de direção e professora

 “A primavera é colorida e transmite a alegria. A empolgação dos alunos e docentes no projeto foi muito boa. Eles enfeitaram todas as salas, cada uma de uma cor”. Os estudantes ainda tiveram uma refeição colorida, sendo servidas de sobremesa: frutas e gelatina.



Crianças durante a apresentação da coordenadora Alessandra


Professores da Emeb apresentam música aos alunos


Trabalhos afixados nos corredores da escola


Cor Vermelho


Cor Preto

Cor Branco


Cor Laranja


Cor Roxo


Cor Amarelo



Cor Verde

Cor azul