sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Gabriel Perissé encerra a 17ª Semana da Educação

A 17ª Semana da Educação foi encerrada na noite desta quinta-feira, 08, com apresentação de dança da EMEB Hélio de Ornelas Borges e com uma homenagem para a diretora do Departamento de Educação , Vera Lucia de Oliveira Munhoz. Após, tomou a palavra o palestrante da noite, Gabriel Perissé, professor e escritor que discorreu sobre a temática: “O Professor do Futuro: Desafios na Idade Mídia”.

Diretora do Depto de Educação recebe homenagem

Gabriel Perissé durante a palestra

Perissé destacou a transição da idade média, ou seja o que era o modo antigo, para a idade mídia que é a tecnologia.  “A idade mídia vem de encontro a nós e temos que fazer parte dela. A idade média tem a pedagogia do tédio, já a mídia é mais aberta”, e mostrou também os 10 conceitos da pedagogia do amor e do encontro. “A criança precisa de alguém que dê uma atenção especial a ela. O encontro, o olho no olho, a presença física faz toda a diferença.”


Apresentação de dança da EMEB Helio de Ornelas Borges

Para a assessora de projetos do Departamento de Educação, Eliane Merlo Urtado, a palestra trouxe o que a população está vivenciando: a tecnologia. “É a união do que já tínhamos na escola com a tecnologia, isso desperta o aluno, a mistura do antigo com o tecnológico.”

Servidora Municipal homenageou a Diretora do Depto de Educação, Vera Lucia Munhoz 


A semana da educação aconteceu entre os dias 05 e 08 de agosto na Theatro Municipal e foi promovida pelo Departamento de Educação com o apoio da prefeitura municipal.



Entrada do Theatro Municipal

Vera durante a homenagem

Crianças em apresentação de dança

Público presente

 A média foi de 500 pessoas diariamente



Perissé com a diretora do depto de educação, Vera Lucia e funcionárias

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Mágica e Conhecimento aliados na Semana da Educação

Formado em Mecânica Industrial e tendo trabalhado em diversas multinacionais, Bianko decidiu mudar de profissão e se tornar um mágico palestrante. “Educadores que dão show” foi a temática dessa quarta-feira na 17ª Semana da Educação. Bianko transmite o conhecimento por meio da mágica.  “Quando você coloca foco e bom humor você chega num resultado positivo”, destaca.

Bianko inicia palestra com mágica

Para ele, o professor como qualquer outro produto precisa de identidade, de uma boa comunicação para se chegar ao objetivo. “Comunicação muitas vezes, não é só falar e sim ouvir. O docente aprende muito também ouvindo.”
Durante sua apresentação,  enfatizou vários temas como a atenção, a perseverança,  paciência, os desafios e, principalmente, o trabalho em equipe.   “O educador que tem atenção com seu aluno, que sabe o que quer, que construiu uma identidade, tem uma boa comunicação e cativa o estudante é um profissional que faz aquilo por paixão, e é bem sucedido.”

Professora participa do número de mágica

Para a visitante e professora Magda Zuim, a Semana é muito valiosa e traz muito conhecimento. “Hoje o que foi mostrado faz todo o sentido. O professor tem que, muitas vezes, ser mágico em sala de aula e se desdobrar principalmente quando se trata de crianças. A semana está muito boa e eu estou adorando.”

Professoras visitantes

Para o prefeito municipal, Vanderlei Borges de Carvalho, “essas palestras trazem um ânimo a mais para o educador. Trazer nomes renomados para o evento só tem a acrescentar no currículo dos nossos profissionais. E são palestras alegres, que ajudam a ver a vida com mais otimismo”,  disse.

Público atento

O encerramento da 17ª Semana da Educação acontece hoje, com o escritor e professor Gabriel Perissé.  A palestra será sobre  “O professor do futuro: Desafios na idade mídia.” O evento acontece no Theatro Municipal,  a partir das 20h. 


Bianko interage com os presentes

Bianko alia mágica ao conhecimento



Jonas participa de uma das mágicas


Bianko durante a apresentação



Coord. do Ipefae, Marco Aurélio Ferreira, Dir. Depto de Educação Vera Lucia Munhoz, Palestrante Bianko, Primeira Dama Solange de Carvalho e Pref. Mun. Vanderlei Borges de Carvalho

Bianko com a equipe do Departamento de Educação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Jairo de Paula marca presença na 17ª Semana da Educação

 “Sou feliz por ser professor”, essa foi a temática desenvolvida por Jairo de Paula na segunda noite da Semana de Educação. De forma descontraída, o professor e escritor destacou a importância de ser feliz na profissão escolhida e, no caso do docente, despertar no aluno o desejo de aprendizagem, de sonho, de saber o quer ser quando crescer. “Hoje em dia a criança não sonha mais, não tem desejos ousados como nós antigamente. Isso precisa ser mudado”, disse.  Jairo ainda ressaltou a importância de ser bom naquilo que se faz. “Se você escolheu ser professor, deve arrasar nessa profissão”.


Jairo de Paula durante a palestra

Nas duas horas em que esteve com os profissionais da educação, Jairo cativou os presentes. Encerrou a apresentação com uma dinâmica familiar, separando o papel dos pais  em educar e da escola, de ensinar. “Não sou um palestrante motivacional, sou um palestrante motivado.”

Descontraído, Jairo posa para foto


Para a Assessora Pedagógica Claudenice Lino Vieira “a parceria escola-família é a prova de um resultado pleno na educação. A palestra de hoje nos trouxe o que já sabemos, mas de uma forma diferente e descontraída. Isso faz com que a assimilação e aprendizado sejam muito maiores.”

“A atividade só veio a acrescentar. Essa parte do amor, do contato e da parceria com os pais é fundamental para a criança e faz toda a diferença. A dinâmica final falou da família e isso mexe com o emocional das pessoas. Creio que esse é o caminho para chegar até a criança”, destaca a diretora da EMEB Maria Leonor Alvarez e Silva, Heloísa Araújo Pinto.


O showbusiness Bianko é atração de hoje na Semana da Educação. O evento acontece no Theatro Municipal a partir das 20h.


Público participativo

Durante a palestra, público atento.
Mestre de cerimônia, Biagioni Neto
                        

Jairo anima a todos com suas brincadeiras



Palestrante conversa com o público

Autor de vários livros, Jairo apresenta duas de suas obras
Professoras adquiriram os livros




Prefeito Vanderlei Borges, primeira dama Solange de Carvalho, Diretora do Departamento de Educação Vera Lucia Munhoz e funcionárias do Departamento após a palestra.


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Eugênio Mussak abre a 17ª Semana da Educação

“A postura de educador e líder que o professor deve ter” foi o tema da palestra do médico e professor   Eugênio Mussak, que abriu a 17ª Semana da Educação na noite de segunda-feira, 05, no Theatro Municipal de São João. O evento contou com a participação da Diretora do Departamento de Educação, Vera Lucia Munhoz, que destacou a importância das atividades e do aprendizado para os professores. 

Diretora do Departamento de Educação, Vera Lucia Munhoz


Mussak ressaltou os principais aspectos da carreira docente. “Primeiro é preciso a escolha; depois, ter os atributos da profissão e, em terceiro, ter a missão de ensinar”, disse.  Há sempre que se estar em evolução. Além de ser professor, tem que ser educador e líder. “É seu papel buscar sempre coisas novas para o aprendizado. É preciso bem mais que a proficiência da matéria e, sim,  atualização e a contribuição para a sociedade”.  Para ele, a escola tem que ser um lugar de alegria  e a missão do educador  é como lapidar os alunos, fazer com que brilhem cada vez mais.

Eugênio Mussak durante  palestra

Para a Diretora do Departamento, Vera Lucia Munhoz, foi uma excelente palestra. “Apesar de ser bem técnico, ele soube usar as palavras com sabedoria. Com certeza atingimos o nosso objetivo. E só estamos no início dos trabalhos”.

A Semana da Educação continua até quinta-feira, 08.  Nesta terça a palestra é com o escritor e professor Jairo de Paula e o  tema: “Sou feliz por ser professor.”


Funcionárias do Depto

Prefeito Vanderlei Borges

Apresentação de dança 

Eugênio Mussak se apresentando


Público presente

Prefeito municipal e primeira dama




Público atento durante a palestra

Eugênio fala sobre o papel do professor e líder

Professores durante as palestras

Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, primeira dama Solange Camargo de Carvalho, Diretora do Departamento de Educação, Vera Lucia Munhoz  e Eugênio Mussak.

Eugênio Mussak junto dos funcionários do Departamento de Educação