sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Consciência Negra é trabalhada com mediadoras do Período Integral

 O conhecimento da cultura africana se faz necessário uma vez que é muito ampla e bonita, para isso, as mediadoras do Período Integral participaram de uma formação com a representante do grupo Ayô, Camila Alexandre Ferreira, que levou conhecimento sobre Zumbi do Palmares,  vestimentas, danças e artesanatos típicos, além de discutir sobre o preconceito e como lidar com isso dentro das escolas e ainda mostrou como fazer um turbante e o significado do uso.

O objetivo desta formação foi a sensibilização da cultura afro e a reflexão de como trabalhar com este conteúdo nas salas de aulas.
O grupo União e Mudança Ayô, é uma ONG de cultura Afro com 11 anos de história e eventos e visa conscientização por meio de oficinas e eventos, elevando a auto estima  no que diz respeito à raiz negra.

Nas oficinas que acontecem em diversos espaços da cidade durante todo o ano, acontecem desfiles de vestimenta e penteados, oficinas de turbante, samba de roda, trabalhos com poemas e leitura de histórias.












quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Alunos do Período Integral visitam Museu

Os alunos das Emebs Adélia Jorge Adib Nagib, Ziza Melo e Durval Nicolau  em execução do Projeto "Conhecendo minha cidade" visitaram o Museu Dr. Armando de Salles Oliveira, onde puderam conhecer várias relíquias, objetos antigos e  artes, como as esculturas do artista Fernando Furlanetto.

O Projeto é desenvolvido pelas mediadoras com os  alunos do Período Integral
e tem o objetivo de apresentar às crianças os diferentes lugares da cidade, ampliando assim o conhecimento, valorizando a cultura e os artistas locais.


















terça-feira, 21 de novembro de 2017

II Jornada Inclusiva reúne grande número de participantes


A II Jornada Inclusiva realizada pelo Polo da UAB em parceria com o Departamento de Educação e a Unifae reuniu um grande número de participantes. O evento teve como temas e palestrantes: “Comportamento opositor, transtorno ou falta de educação?” - Dr. Pedro Severino Pacheco; “Para além do diagnóstico de TDAH: possibilidades de manejo em sala de aula” –  Profª Pós-Drª Betânia Alves Veiga D’Agli; Conferência: “Desenvolvimento humano, interdisciplinaridade e desafios da contemporaneidade” – Prof. Dr. Lino de Macedo; “O autismo está presente em bebês até 18 meses de idade?” – Ms. Miriam Tereza Galli S. dos Santos e “A criança com T.E.A. e a escolarização” – Profª. Drª Maria Helena Cirne de Toledo.

A equipe do Departamento Municipal de Educação, bem como gestores e professores da rede participaram do evento.








Alunos da Rede Municipal são aprovados em Concurso de bolsas no COC


Os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do Concurso de Bolsas promovido pelo COC de São João da Boa Vista e alguns foram destaques. O aluno Enzo do Nascimento Matias conseguiu bolsa integral, 100%, e a aluna Laura Bento Machado, o terceiro lugar, ambos alunos da Emeb Antônio dos Santos Cabral.

A Emeb Cleonice Nascimento Pinto foi destaque com a aluna Lorena Gonçalves Modena que ficou em 2º lugar. Já na Emeb Irmã Hermínia Molas quem foi teve classificação foi a aluna Jenifer de Lima Silveira.

O Departamento de Educação parabeniza todos os alunos que participaram do Concurso.