quarta-feira, 21 de junho de 2017

Departamentos promovem Desfile em comemoração aos 196 de São João


Como de tradição, dia 24 acontece o desfile cívico na Avenida Dona Gertrudes em comemoração aos 196 de São João da Boa Vista. Esse ano os Departamentos de Educação, Cultura, Assistência Social e Esportes estão trabalhando juntos na realização deste evento. A programação será a seguinte:

Às 8hs o Tiro de Guerra 02/036 realiza o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos nacional e municipal, com a participação da banda Dona Gabriela.

Às 9hs tem início o desfile com a presença das Polícias Militar, Civil e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros Marechal Rondon, Curupira e Rainha das Águas, da Prata. Na sequência desce o trenzinho da APAE, os integrantes do EJA e o pelotão de alunos formado pelas Emebs: Sarah Salomão, José Peres Castelhano, Antônio dos Santos Cabral, Luiza de Lima Teixeira, Eugênio Ciacco, Germano Cassiolato, Luci Teixeira da Cunha, Adélia Jorge Adib Nagib, José Procópio do Amaral e Maria Leonor Alvarez e Silva.

Ainda descem a avenida a Fanfarra das escolas municipais formada por integrantes das Emebs: José Peres Castelhano, Sarah Salomão e Antônio dos Santos Cabral regidos pelo maestro Ralf Alvarenga Godoy e uma da escola Estadual Virgílio Marcondes de Castro, regida pelo professor Pedro Beraldo. 

Os alunos do Departamento de Esporte e os idosos da Terceira Idade também irão desfilar este ano, e a Academia Fei Long  realizará uma apresentação no final do desfile.

A novidade é a presença da Banda Marcial de Louveira (Bamalo) que tocará durante o desfile e encerrá as atividades com uma apresentação em frente ao palanque montado. A Bamalo é formada por 76 componentes, tem diversos títulos no currículo e é regida pelo maestro Joel Manoel da Silva e tem a coordenação de coreografias de Isabela Godoy. No repertório, preparado para o desfile em São João, haverá marchas tradicionais, temas de desenhos animados e obras populares, executadas por instrumentos como trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão. 


Após o desfile terá apresentação na Praça Joaquim José do Grupo Toca do Pagode. 





Período Integral desenvolve Projeto Comer Bem para Viver Bem


As mediadoras do Período Integral desenvolveram com os alunos da rede municipal de ensino o Projeto Comer Bem para Viver Bem. Com o objetivo de fazer com eles adquiram hábitos alimentares saudáveis, elas trabalharam diversas oficinas sobre o tema.

Além de serem orientados sobre os alimentos saudáveis, eles tiveram contatos com diversas frutas, legumes e verduras, da qual puderam identificar cores, texturas, sabores e formas.

A Assistente Pedagógica responsável pelo Período Integral, Mariana Alvarenga, ressaltou a importância desse projeto uma vez que é na escola que as crianças adquirem conhecimentos que ajudarão a enfrentar os problemas da vida, além de adquirirem hábitos de saúde, fazendo com que alcancem o maior grau possível de saúde física, mental e até mesmo social.


Em todas as oficinas foram trabalhadas a questão da boa alimentação e para encerrar cada turma realizou um produto final. Teve muito piquenique saudável e muita criatividade.