sexta-feira, 1 de abril de 2016

EMEB Iracema de Carvalho Arten recebe visita do coelhinho


Na última semana teve uma visita muito especial na EMEB Iracema de Carvalho Arten. Para encerrar o Projeto Páscoa a escola recebeu a visita do Coelhinho. Ele passou por todas as salas, onde as crianças puderam acariciá-lo. Depois levaram para a casa um ovo de chocolate.
Para a coordenadora pedagógica, Flávia Cavalcante, este projeto tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que devem ser resgatadas através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos. “Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo”, destaca.

Flávia ainda completa “Sendo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, se relacionando de forma respeitosa com as mesmas”.














EMEB David Arrigucci comemora do Dia do Circo


Em comemoração ao dia do circo os alunos do Maternal II (A e B), sob a coordenação das professoras Ana Paula Bargas e Helen Pipano, realizaram uma apresentação para as demais turmas da EMEB David Arrigucci. 

A atividade iniciou-se com a professora Helen Pipano caracterizando-se de palhaço na frente dos alunos, evitando assim que os mesmos sentissem medo. Durante a caracterização a professora efetuou diversas perguntas relacionadas ao tema, despertando a curiosidade das crianças. Posteriormente foi apresentada a coreografia da música “Um Palhaço Atrapalhado”. Ao final todos os alunos da escola se envolveram na dança. 










quinta-feira, 31 de março de 2016

Alunos da Emeb Neusa Dota fazem brigadeiro de cenoura na Oficina de Vida Saudável


No clima de Páscoa a mediadora Kelly Franciolli da Emeb Neusa Dota trabalhou durante a oficina: Vida Saudável, uma receita de brigadeiro de cenoura.
Entre os objetivos da atividade estão: reconhecer a importância da descrição de uma receita; propiciar maior aceitação do legume cenoura como alimento; produzir registros como forma de organização do conhecimento adquirido.

As crianças colocaram a mão na massa e ao final se deliciaram com os brigadeiros feitos por eles mesmos.







terça-feira, 29 de março de 2016

Departamento de Educação realiza reunião com Conselho Tutelar

As supervisoras de ensino do Departamento de Educação e as gestoras das escolas municipais estão nessa manhã em reunião com as conselheiras tutelares Patricia Consentino Silva e Marília Paula Misael Barbosa.
O objetivo é apresentar os protocolos e falarem sobre a parceria entre educação e conselho. As dúvidas estão sendo esclarecidas para que seja um trabalho conciso.







segunda-feira, 28 de março de 2016

Alunos da Emeb Durval Nicolau prepararam Bolo de Cenoura em comemoração à Pascoa


A última quinta-feira foi um dia especial para os alunos da EMEB Durval Nicolau. Sob a coordenação das professoras Cláudia Lianda (2ª Fase A) e Thalita Stanguini (Período Integral) as crianças literalmente coloram as mãos na massa e preparam um Bolo de Cenoura em comemoração a Páscoa.

As professoras destacaram que a atividade foi iniciada dias antes, onde conceitos relacionados à atividade foram trabalhados em todas as áreas como: Em Linguagem Oral e Escrita foi trabalhada a receita, em Matemática foram trabalhadas as quantidades dos ingredientes, em Mundo Físico e Natural houve roda de conversa sobre a importância dos legumes para a saúde, com destaque para a cenoura, e em Identidade e Autonomia o tema Páscoa e seu significado foi abordado.


Ao final da atividade, que já é uma tradição na EMEB Durval Nicolau na época da Páscoa, todos puderam saborear o resultado. 






Caça aos ovos é feita na Emeb Neusa Dota

Os alunos da Emeb Neusa Dota se divertiram de forma lúdica no "Caça aos Ovos". Pegadas do coelho" foram espalhadas a fim de despertar a curiosidade e fazer com que os pequenos encontrassem os ovos de páscoa. É uma maneira de estimular e aguçar a descoberta muito presente nessa faixa etária.
















Emeb Neusa Dota desenvolve atividades do Dia do Circo

Em comemoração ao dia o circo, a mediadora o Período Integral, Kelly Franciolli trabalhou com os alunos da Emeb Neusa Dota oficinas pedagógicas  com o objetivo de desenvolver por meio de atividades lúdicas o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Sobre a história

O Dia do Circo comemora-se em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

 Dentre os objetivos do projeto estão:
· Conhecer a história do circo;· Conhecer o circo e suas atribuições;
· Identificar personagens do circo e suas atrações;
· Conhecer a função de cada personagem do circo;
· Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
· Imitar animais circenses;
· Participar de brincadeiras relativas ao circo;
· Cantar músicas de circo;
· Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
· Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
· Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
· Respeitar os animais que fazem parte do circo;
· Saber trabalhar em grupo;
· Saber ouvir e esperar a sua vez para falar.