quinta-feira, 17 de março de 2016

Atividades de coordenação motora são desenvolvidas na Emeb Antônio José Minghini

Os alunos da Emeb Antônio José Minghini realizam atividades de coordenação motora utilizando "massinhas" que tem por objetivos:Desenvolver a motricidade refinada, desenvolver a criatividade, perceber a quantidade da massa como forma e poder representar e se expressar através da manipulação com a massa de modelar. 
De acordo com a coordenação da escola esta atividade que para alguns é um tempo de “amassar” com os dedinhos uma substância, tem uma enorme importância na vida escolar da criança. Dentro das Artes Plásticas é o principio básico para introdução à escultura, ou trabalhos de argila podem ter aparência de artesanato ou uma obra de Arte. "Hoje podemos ver na televisão desenhos e filmes realizados com massa de modelar demonstrando o seu lugar no mercado social", destaca Nathália Pavani Guizin Ruano.











quarta-feira, 16 de março de 2016

EMEB Iracema de Carvalho Arten comemora Dia do Circo


O dia 15 de março foi um dia de muita alegria na EMEB Iracema de Carvalho Arten. Os alunos puderam vivenciar o Dia do Circo com atividades sobre o tema, se caracterizaram e tiveram a visita de um palhaço muito especial.
O objetivo principal foi divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses, mostrando a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da qualidade de vida de nossa sociedade.


Para a coordenadora pedagógica Flávia Cavalcante "O Circo é uma prática com um alto valor sócio-cultural e que está vivendo um aumento significativo do interesse popular nos últimos tempos. Além disso, esta atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea".














Emeb Antônio José Minghini trabalha no combate a Dengue

 Os alunos da Emeb Antônio José Minghini estão na campanha "Todos Contra a Dengue". O projeto tem por objetivo:Conhecer as formas de contágio, prevenção e tratamento; Identificar as causas de ocorrência de endemias; Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenção da dengue;  Desenvolver hábitos e atitudes que ajudem a acabar com a proliferação do mosquito; Desenvolver cidadania e Aplicar os conhecimentos adquiridos.

As crianças confeccionaram cartazes e participara de atividades práticas.






















Atividades Sensoriais são realizadas na Emeb Antônio José Minghini


A Emeb Antônio José Minghini desenvolveu atividades sensoriais com os alunos do Berçário I. De acordo com a coordenação da escola na educação infantil é muito importante o trabalho com os sentidos das crianças. O contato com texturas, cores, formas e materiais diversos desenvolve e aprimora a percepção das crianças acerca de suas habilidades sensoriais e sua relação com o mundo, além de ampliar o repertório de imagens, elementos, vocabulário, entre outros.

O tapete sensorial é um recurso pedagógico que contempla todos objetivos, e pode ser utilizado de diversas formas, dependendo da criatividade do professor.
Com ele trabalha – se a coordenação motora fina, percepção sensorial (tátil, visual e auditiva) e óculo manual. Além de incentivar os bebês a explorar todo o tapete, tocando, produzindo sons, observando as figuras, interagindo com as crianças na identificação dos diferentes materiais encontrados no tapete.
É uma atividade interessante pois, com o incentivo do educador as crianças exploram o tapete de várias formas, os menores rolam por cima. Já os maiores , passam as mãos por todos os apliques e se divertem.













Salas para atividades diferenciadas são montadas na Emeb Maria de Lourdes Teixeira

A Emeb Maria de Lourdes Teixeira organizou recentemente duas salas para serem utilizadas pelos alunos com atividades diferenciadas.
Uma é a sala de leitura, organizada para a leitura de histórias para as crianças, já que, esta prática faz parte da rotina diária dos alunos. Ela foi planejada com a finalidade de criar um ambiente encantador e envolvente onde o aluno se sinta confortável e acolhido, mergulhando em um universo de magia e sonho.

A outra é a sala de psicomotricidade e brinquedoteca que tem o objetivo de  proporcionar uma nova alternativa para os professores trabalharem suas aulas de movimento e também para que possam desenvolver a ludicidade e o faz de conta , importante e essencial nesta faixa etária.