quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Representes da Justiça estiveram em reunião no Departamento de Educação


O Promotor de Justiça de São João da Boa Vista, Dr. Nelson de Barros O’Relly Filho e o Delegado de Polícia da Seccional Dr. José Gregório Barreto estiveram na tarde de ontem em reunião no Departamento de Educação com a Diretora do Departamento de Educação, Maria Helena Angelini Santana e com as supervisoras de ensino.

Durante a reunião eles trataram de assuntos relacionados à escola e família; Desacato de pais e alunos com professores e equipe gestora; Inclusão e a necessidade de todos os alunos em terem férias, uma vez que muitos estão na creche desde os quatro meses.


Conversaram ainda de assuntos como o descomprometimento de alguns pais em relação aos seus filhos. Foi ressaltada a importância deste contato entre escola e família para que o aluno tenha total desempenho.




quarta-feira, 18 de novembro de 2015

423 alunos se formaram pelo PROERD

Aconteceu na tare de ontem, 17, a formatura do PROERD de 423 alunos da rede municipal e particular de ensino de São João da Boa Vista. Participaram alunos das escolas: José Procópio do Amaral, Eugênio Ciacco, Adélia Jorge Adib Nagib, Maria Leonor Alvarez e Silva, Antônio dos Santos Cabral, José Peres Castelhano e Colégio Integrado.
 O evento teve organização da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Comando de Policiamento o Interior  -  Nove, Vigésimo Quarto Batalhão de Polícia Militar do Interior e Departamento de Educação. Estiveram presentes diversas autoridades.
Os alunos participantes tiveram aulas durante 11 semanas sobre a prevenção ao uso de drogas e ontem receberam o certificado de conclusão.  
Teve ainda apresentação de dança o corpo coreográfico da Emeb José Procópio do Amaral e da paródia vencedora o Projeto Viver e Ser Feliz da Emeb Maria Leonor Alvarez e Silva.

Sobre o Projeto

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros auxiliando para as crianças dizerem não as drogas.
É um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal. Os instrutores Proerd, são policiais militares fardados, auxiliados pelo livro do estudante Proerd e contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e, também, a participação dos pais, levando o programa para a família, como em um todo.
As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.