sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Alunos da Emeb Antônio José Minghini participam do Projeto de Self Service


A Emeb Antônio José Minghini iniciou o 2º semestre trabalhando o Projeto Self Service com os alunos do maternal II A e B. De acordo com a coordenadora Nathália Pavani nessa fase as crianças passam a adquirir autonomia não somente para se alimentar sozinhas, mas também para escolher os alimentos. “ É comum que, nesta fase, ela deixe de gostar de alguns alimentos, rejeite a ajuda de adultos e não queira experimentar novos sabores”.

De acordo com as professoras Patrícia e Priscila, o importante é estimular novas experiências sempre que possível e explorar novos sabores com o grupo, já que os hábitos alimentares das crianças acabam sendo compartilhados. “O que pudemos observar também que elas começaram a comer melhor”, destacam.


O projeto ainda tem por objetivo conscientizar sobre o desperdício. Ensinando as crianças a colocarem no prato apenas aquilo que vão comer.












Alunos da Emeb Antônio José Minghini fazem trabalhos de pintura

 Os alunos da Emeb Antônio José Minghini realizaram trabalhos de pintura com tintas. O objetivo é estimular o desenvolvimento das crianças, a percepção, expressão e comunicação. De acordo com a coordenadora Nathália Pavani as tintas usadas são atóxicas e por isso os bebês podem pintar com dois dedos. “Dos 6 aos 24 meses, a pintura a dedo ajuda a melhorar o sentido do tato, a imaginação e coordenação e previne a sucção de dedo e o ato de levar os objetos à boca”. 























quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alunos participantes do Repórter Mirim visitam a Câmara Municipal


Os 44 alunos participantes do Concurso “Repórter Mirim” visitaram ontem,26, a Câmara Municipal de São João da Boa Vista. Eles puderam conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e foram recepcionados pela diretora Juliana Silva Gião e por alguns vereadores que estiveram presentes. Ao final, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas e dar suas opiniões, além de fazerem pedidos aos edis.

Participaram alunos dos 5º anos das Emebs: José Inácio Diniz, Genoefa Pan Bernardo, Nicola Dota, Germano Cassiolato, José Peres Castelhano e Sarah Salomão.

O Projeto Repórter Mirim é uma parceria entre o Departamento de Educação e o Jornal Extra News. Os alunos tiveram a experiência de contar sobre o seu bairro ou descrever um fato curioso. Ao final, 11 trabalhos foram selecionados e os três melhores foram escolhidos por uma equipe de jurados.















Emeb Antonio José Minghini continua na luta contra a dengue

A equipe da Emeb Antônio José Minghini continua nos cuidados contra a dengue. Na reunião de abertura do 2º semestre foram expostos aos pais os trabalhos de prevenção que seriam utilizados. Todos os alunos levaram para casa sementinhas de Crotalária - uma planta que está sendo utilizada contra a dengue porque atrai a libélula, um predador do mosquito aedes aegypti e da febre amarela. 


A escola tem ainda borrifadores com solução caseira de álcool e cravo que é borrifado no ar. Além disso é repassado aos pais os cuidados que se deve ter com o ambiente doméstico e espaços públicos.











terça-feira, 25 de agosto de 2015

EMEB Iracema de Carvalho Arten realiza Projeto Folclore


Durante o mês de agosto os alunos da EMEB Iracema de Carvalho Arten realizaram diversas atividades sobre o Folclore. O objetivo desse projeto é resgatar a cultura popular. Para a coordenadora pedagógica Flávia Cavalcante o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.


Foram feitas lembrancinhas, cartazes e maquetes para uma exposição na frente da escola. Em sala de aula foram trabalhadas também cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.