sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Creches municipais atendem 1.400 alunos


As 11 creches pertencentes à Prefeitura de São João a Boa Vista atendem cerca de 1.400 alunos de zero a três anos e dividem-se em: Berçário I de 4 meses a 11 meses, Berçário II de um a dois anos, Maternal I de dois a três anos e Maternal II de três à quatro anos.
As crianças são atendidas por Professoras de Apoio na Educação Básica (PAEB), Assistente de Desenvolvimento da Infância (ADI) e Estagiários. Ao todo 264 pessoas trabalham diretamente com as crianças, além das coordenadoras pedagógicas, merendeiras, equipe de limpeza e cargos administrativos.

Entendendo a estrutura
Para o bom desempenho no Berçário I, II e Maternal I o ideal é no máximo 12 crianças por sala; no maternal II, 15. Mas como a demanda cresce diariamente o Departamento de Educação está com todas as salas de creche com número excedente e recebe cerca de cinco novos cadastros (pedido de vaga) por dia. Sendo na sua maioria crianças de quatro a onze meses de idade. Vagas estas que serão ofertadas de acordo com a desistência de alguns alunos e em janeiro com a organização das salas para o ano letivo de 2016.

Abaixo a lista das crehes:
Emeb Antônio José Minghini – Bairro Jardim dos Eucaliptos
Emeb Celina Virga Simões – Bairro Santo Antônio
Emeb David Arriguci – Bairro Durval Nicolau
Emeb Gastão Cardoso Michelazzo- Bairro Recanto do Jaguari
Emeb Hélio Ornellas Borges – Rodovia Municipal SJBV/ Vargem Grande do Sul
Emeb Iracema de Carvalho Arten – Bairro Recanto dos Pássaros
Emeb Irmã Hermínia Molas – Bairro Solário a Mantiqueira (Xingu)
Emeb Maria de Lourdes Teixeria – Bairro Santo Antônio
Emeb Maria José Lopes – Bairro Lucas Teixeira
Emeb Miguel Jorge Nicolau – Vila Fleming
Emeb Noêmia Jahnel Rehder – Bairro Nova República

Outros atendimentos
A prefeitura mantém convênio com as entidades filantrópicas. Casa da Criança atende 129 crianças, Creche Chafica Antakly está com 73 e Lar Meimei com 100 alunos. Totalizando um atendimento de 1.702 crianças.
A prefeitura de São João da Boa Vista segue o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto à promotoria para o atendimento de creche que tem sido cumprido nos seus 100% antes dos prazos estipulados.

Novas construções
A creche no bairro Resedás com capacidade para 150 crianças está sendo construída e a previsão é que fique pronta em fevereiro de 2016. Os alunos desse bairro estão sendo atendidos na Emeb Maria José Lopes por ser a mais próxima, e é por isso o motivo da super lotação nesta escola.

Outras creches estão no projeto para serem construídas. Uma no Jardim Nova República e uma próxima ao Jardim Europa onde estão sendo projetada a construção de cerca de 1.000 casas populares.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Projeto “Arte na Cidade” é estreado em São João


Na manhã desta quarta-feira, 13, aconteceu a estreia do espetáculo “Minha cidade” e participaram mais de 100 crianças da Emeb  José Procópio do Amaral. Uma tenda está montada no Largo da Estação Ferroviária e recebe o teatro itinerante até o próximo dia 21. Serão duas apresentações diárias, às 9h e às 14h para os alunos do 2º e 3º anos da rede municipal de ensino.

No sábado dia 15, o evento receberá entidades filantrópicas e é aberto ao público em geral. Quem tiver interesse em participar a entrada é gratuita.

Estiveram presentes o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, a diretora do departamento de educação Maria Helena Angelini Santana,  o diretor de cultura Beto Simões e o produtor cultural responsável pelo espetáculo Antônio Carlos Amorim (Cacalo).

O teatro que faz parte do projeto “Arte na Cidade” tem incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, conta com o patrocínio da empresa Lojas Cem e produção da Cult Produções de Arte. O teatro é abrigado por uma tenda e tem como principal objetivo contribuir com a educação dos jovens propiciando uma atividade cultural para a população.

Após a apresentação da peça que reforça o cuidado e preservação com o meio ambiente e o uso excessivo de aparelhos celulares, os alunos puderam interagir com os atores e presenciaram a maquete da cidade ideal que cada um quer para viver.


Sobre

O espetáculo apresenta a história de Léo, um garoto comum que é transportado para conhecer sua cidade a bordo de um trem e assim descobrir de verdade sua cidade, e o que há de mais especial em seu ambiente. Lições de respeito, cidadania, mobilidade urbana e amor, são vistas nessa aventura do tempo.























quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Emeb Noêmia J. Rehder encerra Semana da Família


 A EMEB "Noêmia J. Rehder" encerrou na última sexta-feira a Semana da Família. Os presentes apreciaram a exposição de trabalhos, receberam mensagem de reflexão sobre a família e participaram de gincanas. Os vencedores das gincanas ganharam para desfrutar com a Família uma pizza e refrigerantes na Pizzaria Tarantela. No final, lembrancinhas foram distribuídas, além também cachorro quente,bolos e suco. De acordo com a direção, a festa foi um sucesso. “Parabenizamos toda a equipe. Foi com grande alegria e satisfação que recebemos pessoas tão especiais : Pais, avós, tios, todos os familiares dos nossos queridos alunos”, destaca a coordenadora Fabiana Cirelli. 





















Emeb Hélio Ornellas Borges comemora semana da família


Diversas atividades foram realizadas em comemoração à Semana a Família na emeb Hélio Ornellas Borges. As crianças realizaram algumas apresentações entre elas dança, música, desfile, releitura de fotos e jogral. Os pais participaram de uma gincana com diversas brincadeiras como dança da cadeira, corrida dupla e dança da laranja.
Para encerrar os presentes foram agraciados com um café da tarde.