quinta-feira, 18 de junho de 2015

Departamento de Educação adquire novo ônibus


O Departamento de Educação adquiriu mais um ônibus para o transporte escolar do município. O veículo tem capacidade de 56 lugares, oferece acessibilidade com elevador para cadeirante e tem um investimento de R$270.000,00.

A aquisição faz parte do programa Caminho da Escola que foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. Outra finalidade é contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira. Via convênio firmado no PAR - Plano de Ações Articuladas e enviados pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
De acordo com o Encarregado do Transporte Escolar Paulo Borges Camelo o veículo chega para auxiliar as linhas escolares que o município oferece tanto para os alunos da rede municipal como estadual. Ele afirmou ainda que o veículo está passando pelas adequações necessárias e em breve estará pronto para circular.










Recepcionistas do Departamento de Educação recebem treinamento


Os atendentes do Departamento de Educação receberam um treinamento sobre “Atendimento ao Público”. O objetivo foi prepará-los para que possam receber a população da melhor maneira possível a fim de sanar as necessidades que vieram buscar e encaminhar à pessoa responsável pelo setor que necessitam.

O treinamento foi ministrado pela assistente pedagógica administrativa do departamento, Hélida Gonçalves Bueno Martins que abordou diversos assuntos de como proceder no atendimento pessoal e telefônico, como utilizar as ferramentas comunicacionais como oral, escrita, visual e linguagem corporal. Os recepcionistas ainda aprenderam o que fazer e como não agir bem como as melhores expressões a serem utilizadas.



  




Emeb Ziza Andrade promove Festa Junina

Os alunos da emeb Ziza Andrade participaram de uma festa junina que teve caracterização de "caipira" e um cardápio diferenciado com comidas típicas da época. De acordo com a direção , os alunos ficaram felizes em ver a escola toda enfeitada e se divertiram muito durante a festança.


















terça-feira, 16 de junho de 2015

Departamento de Educação e Lions Clube realizam ação contra a dengue


Sementes de crotalária foram distribuídas para todas as escolas

O Departamento de Educação em parceria com o Lions Clube realizou uma reunião com membros do departamento e com todas as diretoras das escolas para falarem sobre a crotalária e para distribuírem sementes que serão plantadas pelos alunos.

A crotalária- juncea é uma leguminosa que produz flores amarelas e que está sendo utilizada no combate à dengue porque atrai uma libélula, inseto predador o mosquito da dengue e da febra amarela. Com o plantio em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela cresce e floresce em média de 100 dias.

Como funciona

A libélula põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos nascem, viram larvas e se alimentam de outras larvas, como a do mosquito transmissor da dengue que faz parte do seu cardápio. O que pode ajudar a diminuir a manifestação do mosquito.

Ao final da reunião acontecida no auditório da emeb Germano Cassiolato, as diretoras puderam levar os saquinhos com as sementes contendo as instruções para o plantio. Elas ainda assistiram vídeos educativos sobre a dengue.


Vale ressaltar que essa planta é uma das maneiras de ajudar no combate à doença, mas ela não dispensa os cuidados que cada pessoa deve ter com o seu ambiente.