sexta-feira, 8 de maio de 2015

São João trabalha na finalização do Plano Municipal de Educação


O Plano Municipal de Educação de São João da Boa Vista está em fase de encerramento. A comissão formada para desenvolvê-lo está trabalhando nas últimas etapas e a partir dai o projeto segue para aprovação na Câmara Municipal para se tornar Lei até o prazo de 24 de junho de 2015.
O Plano Municipal de Educação – PME é uma exigência prevista na Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação. Consiste em um documento, com força de lei, que define metas educacionais para o município por um período de dez anos, que significa que ele ultrapassa o tempo das gestões governamentais. O PME é do município e não apenas do sistema municipal, pois envolve todos os níveis e modalidades de ensino nas esferas federal, estadual, municipal e privada. Deve ser coerente com o Plano Nacional e alinhado ao Plano Estadual e, ao mesmo tempo, garantir a identidade e autonomia do município.
De acordo com a coordenadora da Comissão Maria Cecília Molinari Nogueira no final do ano passado, o Departamento Municipal de Educação aderiu à assistência técnica da Secretária de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE/MEC para a elaboração do PME. De acordo com as orientações, foi constituída uma comissão por meio de ato normativo, com representantes de vários segmentos da sociedade. A comissão é a responsável pela elaboração, acompanhamento e revisão do Plano Municipal e as atividades de trabalho foram organizadas considerando as seguintes premissas: concepção de Educação, política Educacional, caracterização do Município, clareza do diagnóstico situacional, entre outros aspectos considerados relevantes.
A seguir segue as etapas de elaboração do Projeto:
- Nomeação da Comissão de elaboração do Plano;
- Coleta e análise dos dados das instituições educacionais de São João da Boa Vista;
- Caracterização geral do Município;
- Produção do diagnóstico educacional;
- Estudo das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação – Lei 13.005/14;
- Reflexão sobre as estratégias pertinentes;
- Reunião com o Conselho Municipal de Educação para análise das metas e estratégias;
- Consultas públicas com a participação de representantes dos diversos setores da sociedade;
- Envio do Projeto de Lei para a Câmara Municipal;
- Conferência Municipal de Educação;
A próxima fase agora serão as audiências públicas que acontecerão nos próximos dias. Após isso, ocorrerá a finalização do Plano.

CRONOGRAMA DAS CONSULTAS PÚBLICAS DE 2015
DATA
SETORES PARTICIPANTES
LOCAL/HORÁRIO
12/05/15
Creches, Educação Infantil, Ensino Fundamenta I, Instituições Filantrópicas
UNIFAE - 8H
14/05/2015
Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, EJA, Ensino Superior
UNIFAE - 8H
20/05/2015
Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e outros segmentos.
UNIFAE – 13h30
08/06/2015
Seminário   Municipal de Educação
CANCELADO


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Alunos das escolas municipais receberam agendas escolares


Os alunos da rede municipal de ensino de São João da Boa Vista receberam neste ano uma agenda do estudante para que possam fazer suas anotações diárias. O material  foi distribuído para as crianças da creche e do ensino infantil e fundamental.  De acordo com as assistentes pedagógicas do Departamento de Educação o uso das agendas escolares na rede municipal é mais uma oportunidade de inserir o aluno no universo letrado e um instrumento, por meio do qual o professor pode promover boas experiências com leitura, escrita, uso significativo de um gênero textual, além o letramento matemático.

A ferramenta é um incremento para a prática dos educadores da rede municipal, que em sua maioria buscam contextualizar suas aulas e envolver seus alunos no processo de ensino-aprendizagem.


Abaixo fotos da entrega nas emebs Celina Virga Simões e Ziza Mello.










quarta-feira, 6 de maio de 2015

Emebs Maria de Lourdes Teixeira e Celina Virga realizaram passeata da dengue

Com o objetivo de conscientizar a população do bairro Santo Antônio sobre os cuidados e prevenção contra a dengue, os alunos das emebs Maria de Lourdes Teixeira e Celina Virga Simões saíram nas ruas em passeata com cartazes, apitos e entregaram panfletos nas casas. Além disso, diversas atividades foram realizadas em sala de aula e os trabalhos foram expostos.



















terça-feira, 5 de maio de 2015

Escolas municipais desenvolvem projeto em parceria com a Oficina do Cavalo


Os alunos dos primeiros anos das escolas municipais visitarão a partir deste mês a Oficina do Cavalo localizada em São João da Boa Vista.  O objetivo da parceria é proporcionar às crianças uma aproximação maior com a vida no campo, um contato com os cavalos e um novo conhecimento à sua formação. Na visita as crianças aprendem sobre o manejo, alimentação, treinamento, cuidados e reprodução dos animais.

As atividades acontecerão quinzenalmente às segundas-feiras e os alunos serão acompanhados por trabalhadores do local que repassarão toas as informações para eles. Além disso, o local é arborizado o que desperta nas crianças a valorização pelo meio ambiente.

A primeira escola a participar foi a Germano Cassiolato que levou cerca de 30 alunos. Até novembro todos os alunos do 1º ano do ensino fundamental participarão do projeto.














segunda-feira, 4 de maio de 2015

Professores participam de reunião sobre o Plano de Carreira

Na última quinta-feira professores das escolas municipais de São João da Boa Vista estiveram reunidos no auditório da emeb Germano Cassiolato para discutirem propostas sobre o Plano de Carreira. Antes disso os professores haviam se reunido nas escolas para discutirem o projeto base do plano de carreira e feito um levantamento das vantagens e desvantagens. Assim sendo, cada representante da escola expos suas observações e depois de ouvido as propostas foram recolhidas as anotações que servirão de subsídio nas reuniões do Conselho Municipal de Educação onde será definido o produto final do Plano de Carreira do Magistério Municipal de São João.

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho abriu a reunião e destacou a importância desse encontro. Estiveram presentes também a diretora do Departamento de Educação Maria Helena Angelini Santana, representantes do departamento de educação e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. 













Emeb Antônio José Minghini comemora seu 1º aniversário

Com o tema meio ambiente a emeb Antônio José Minghini completou seu primeiro aniversário. Após a execução do hino nacional e da cidade, as crianças do maternal realizaram apresentações de dança para o público. Estavam presentes a supervisora de ensino Dulcelene Abreu Tonon, o vereador Reberson Menezes, familiares do patrono, pais e comunidade em geral. Na sequência os presentes foram agraciados com lanche, suco e bolo e puderam acompanhar a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
A emeb Antônio José Minghini fica localizada no Jardim dos Eucaliptos e atende cerca de 100 crianças do berçário ao maternal e tem como coordenadora pedagógica Nathália Pavani Guizin Ruano.