quinta-feira, 19 de março de 2015

Emeb José Peres Castelhano desenvolve Olimpíada de Informática


A emeb José Peres Castelhano desenvolve há três anos a Olimpíada de Informática que é conduzida pelo monitor Gud Lorenzo. As aulas acontecem semanalmente e os conteúdos trabalhados são de cunho pedagógico atrelados ao conhecimento das tecnologias de informação.

O monitor realiza no início do projeto a aula explicativa e no decorrer do ano os alunos são desafiados a cumprirem as tarefas de maneira autônoma no tempo estipulado. Conforme a meta alcançada há uma premiação que vale pontos e que são somados e atualizados semanalmente no mural da escola. No final do ano letivo os três primeiros colocados de cada sala recebem uma medalha.

De acordo com a coordenação pedagógica da escola, é evidente o desenvolvimento das crianças em sala de aula, uma vez que os temas abordados contemplam os planos de ensino dos professores, além de auxiliá-los futuramente no mercado de trabalho.


A emeb José Peres Castelhano fica localizada no Bairro São Benedito e atende cerca de 360 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 








quarta-feira, 18 de março de 2015

Escolas municipais estão engajadas na luta contra a dengue

Os 6.383 alunos da rede municipal de ensino estão aprendendo constantemente sobre a dengue e desenvolvem diferentes atividades em todas as escolas. As professoras trabalham com vídeos educativos, palestras, músicas e paródias, confecção de cartazes, faixas, banners, panfletos; todos voltados para o perigo da doença e para a prevenção, bem como os cuidados ao diagnosticar a dengue e os procedimentos a serem tomados.

As crianças estão aprendendo ainda alternativas de repelentes caseiros que podem ser usados na prevenção, e em algumas escolas, estão eles mesmos fazem o limão com cravo a fim de espantar o mosquito aedes aegypti.

Outras emebs estão fazendo o “esquenta da dengue” onde as crianças e professoras se caracterizam de mosquito e cantam diversas músicas sobreo combate à doença. Algumas ainda fizeram a passeata contra a dengue. Os alunos acompanhados dos responsáveis das escolas e com o apoio da Polícia Militar foram às ruas caracterizados, cantaram e carregaram faixas e cartazes, além de entregarem panfletos confeccionados por eles mesmos para conscientizar a população.

Os pais também estão sendo orientados com materiais enviados para a casa e com palestras feitas nas reuniões. De acordo com as gestoras das emebs todos estão engajados nessa luta. Elas destacaram que trabalham a dengue anualmente nas escolas, mas que este ano pela preocupação com o grande número de casos registrados em  São João da Boa vista, esse trabalho foi intensificado.


A equipe do Departamento de Educação também foi capacitada a fim de que todos se tornem multiplicadores de informações e para que possam orientar e ajudar nessa causa.