quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Alunos do ensino infantil retornam às aulas


Os 1.495 alunos do ensino infantil da rede municipal de São João da Boa Vista retornaram oficialmente às aulas nesta segunda-feira, 09, e estão distribuídos em 11 escolas. A prefeitura atende ainda 1.200 alunos das creches e 3.688 estão matriculados no ensino fundamental. Ao todo são 36 prédios que recebem 6.383 alunos diariamente.


A diretora do Departamento de Educação, Maria Helena Angelini Santana e a supervisora de ensino Dulcelene Abreu Tonon estiveram na emeb Antônio José Minghini e acompanharam o processo de adaptação das crianças nesses primeiros dias de aula.




















Rede Municipal oferece aulas para o EJA


O sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com vagas disponíveis para alunos interessados na conclusão do ensino fundamental em São João da Boa Vista. A rede municipal de enisno oferece oportunidades em seis escolas, com aulas de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h. 

O EJA é destinado a alunos com idades a partir de 15 anos. Para efetuar a matrícula é necessária a apresentação do xerox do RG, CPF e comprovante de residência.

As aulas são ministradas nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) José Peres Castelhano, no bairro São Benedito; José Procópio do Amaral, no Jardim Progresso; Germano Cassiolato, no Jardim Guanabara; Sarah Salomão, no Jardim Primavera; Maria Leonor Alvarez e Silva, no Jardim São Paulo; e Antônio dos Santos Cabral, na Vila Conrado. 

Para as quatro primeiras séries (1º ao 5º) o conteúdo aborda aulas de Alfabetização, Matemática, História, Geografia e Ciências. Nas outras séries (6º ao 9º), o foco é para aulas de Linguagens e códigos (Língua Portuguesa, Arte, Inglês e Educação Física – teoria); Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas (História e Geografia).

Segundo a professora Claudenice Vieira Lino, responsável pelo EJA na rede municipal, os alunos permanecem em sala de aula por um tempo mínimo de 1 ano. A aprovação e eliminação de matérias dependem do resultado nas provas externas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). 

“Caso o estudante não consiga, a nota mínima para aprovação, ele continua estudando no ano seguinte para tentar eliminar as matérias que não conseguiu”, explica. 

Segundo o Departamento de Educação, o curso é apenas preparatório para as provas externas. “Fornecemos só a declaração de matrícula e de frequência. O comprovante de aprovação eles retiram na Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista”, conclui Claudenice.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura