quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Educação trabalha na implantação de projeto de prevenção às drogas


O projeto “Viver e Ser Feliz” está sendo implantado nas escolas municipais como prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, com foco principal na conscientização dos  tipos de entorpecentes e violência, evitando o primeiro contato da criança com as drogas. Entre os objetivos estão preparar os alunos para enfrentar as diferentes situações de risco existentes no cotidiano, sensibilizar a opinião pública escolar; mostrar aos jovens que existem prazeres saudáveis ao alcance de todos, em alternativa ao consumo de produtos que levam a dependência e informar as consequências ocasionadas pelo uso de drogas.


Mesa redonda
Para dar forma ao projeto e colocá-lo em prática, o Departamento de Educação atua nas parcerias com diversos setores da cidade. Para isso, foi realizada na última semana uma “Mesa Redonda”, que contou com a presença da diretora de Educação Maria Helena Angelini Santana, João Junio da Silva Ramos, do Plantão Social; Ludmila Borato Barros Zan, do Departamento de Saúde (Vigilância Epidemiológica); Luiz Eduardo Teixeira Valota, do CAPS AD; Tenente Fernando Medeiros, da Policia Militar; Sonia Regina Urtado, do CRAS do Jardim Nova República - Departamento de Assistência Social;  Marisa Francisca Ferreira Lopes, do CRAS do Recanto Jaguari - Departamento de Assistência Social e Érika Cristina Fernandes, do Conselho Tutelar, além da equipe do departamento.



A atividade foi um primeiro contato para a apresentação das ações que cada um pode envolver e contribuir no projeto. Outras reuniões serão marcadas para que possam fazer mapeamentos, trocar ideias, experiências e sugestões a serem  implantadas nas escolas.  “Como educadores, nossa tarefa é investir na formação e  de interferir no cotidiano das crianças,  promovendo melhorias coletivas inspiradas nos ideais de solidariedade e valorização da vida, fortalecendo a  cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz”, destaca a supervisora de ensino Maria Cecília Molinari Nogueira. 










Emeb Iracema Arten realiza atividades sobre o trânsito


Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, os alunos do maternal I da emeb Iracema de Carvalho Arten participaram de um projeto que procura fazer com que as crianças adquiram respeito pelas regras de trânsito,  e percebam o valor dessas normas para a segurança individual e coletiva. A atividade foi coordenada pelas professoras Cracilda Junqueira e Karen Belizário.
Foram criadas situações para que os alunos pudessem interagir por meio de brinquedos e instrumentos relacionados ao trânsito, estimulando a percepção visual, tátil e auditiva. 

De acordo com a coordenadora, Flávia Cavalcante, “é importante conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito  por meio de diferentes linguagens, ajustadas às situações do cotidiano, de forma lúdica e prazerosa”.













Emeb Gastão Michelazzo comemora Dia das Crianças com Teatro


As professoras e funcionárias da emeb Gastão Cardoso Michelazzo promoveram um teatro com o tema “A branca de neve e os sete anões”,  em comemoração ao dia das crianças. Ao longo da semana também fizeram gincana, distribuição de sorvete, algodão doce, pirulito de chocolate, sacolinha surpresa, passeio de trenzinho, além de brincar no tobogã inflável e receberem a surpresa com um almoço especial, com a personagem Peppa Pig.

De acordo com a coordenadora Daniela Tavares,  “a criança aprende muito mais com o lúdico e é por meio desse mundo da fantasia que o aprendizado se faz presente”.




















terça-feira, 21 de outubro de 2014

Emeb Luiza de Lima realiza festa das cores


O auditório da emeb Luiza de Lima Teixeira ficou lotado para a festa das cores em comemoração à primavera. Na oportunidade,  300 alunos do ensino infantil e fundamental realizaram apresentações de dança, poesia e teatro e representaram as cores vermelho, verde, azul, laranja, amarelo, branco, prata, preto, roxo e rosa pink. A festa também foi repetida com os estudantes do período da tarde.

Além das apresentações, as crianças desenvolveram atividades sobre as cores em sala  e cada turma ficou responsável por enfeitar a sua. Os trabalhos também foram expostos pela escola e o lanche servido foi colorido.
De acordo com a diretora, Alessandra Daroz,  eles trabalharam em todas as áreas e aprenderam por meio das cores que todos são importantes. “Cada ser é único e tem a sua importância e maneira de ser. Com isso,  trabalhamos a inclusão e o respeito pelo outro”.

Além da comemoração, que faz parte do projeto Primavera, a escola aproveitou o evento para festejar o dia das crianças.