sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Emeb Miguel Jorge desenvolve projeto sobre Romero Britto


Foi desenvolvido com as crianças do maternal II A e B da emeb Miguel Jorge Nicolau o projeto “Obras e pinturas de Romero Britto”. Idealizado pelas professoras Gláucia Cevitelli Quintiliano e Kellen Cristina de Souza, o trabalho tem por objetivo conhecer e explorar o artista e suas obras, estimular a linguagem oral e escrita, promover o desenvolvimento e curiosidade pela arte e cultura, trabalhar conceitos matemáticos como cores e formas, desenvolver obras com sucatas e tela, promover o contato família e escola e reconhecer a importância da sustentabilidade e reciclagem.


















A atividade tem a duração de 15 dias sendo desenvolvida em várias áreas:

Matemática:
- trabalha as cores primárias e secundárias;
- formas geométricas: círculo, quadrado e triangulo;
-noções de tamanho (grande, pequeno, alto, baixo), espacial (em cima, em baixo, dentro, fora), quantidade (muito, pouco, cheio, vazio), lateralidade (direita esquerda);
- contagem de quantas vezes o artista utilizou determinada cor na obra-pintura.

Seriação:
- deixar a criança explorar manipulando a obra – pintura por meio de quebra-cabeça;
- solicitar que peguem a figura e montem igual e, depois, tentar formar outro desenho;

Natureza e Sociedade:
-explorar quais animais o artista utilizou em suas obras e também o que foi escolhido pela sala em suas diversas áreas como: cor, o que come, onde vive, como é, sua pele, penas, pelos, etc.
Coordenação Motora Corporal: trabalhar o equilíbrio, imitações de movimentos, correr, pular voar, arrastar, andar, rodar, rolar, entrar, sair, subir, descer;
Percepção auditiva, visual, olfativa, sonora (alto/baixo) e tátil (liso, macio, grosso, áspero e ondulado);
Desenvolver Sensações de emoções, tristeza, felicidade, medo e susto;
Explorar a Obra-Pintura de Romero Britto, escolhida pelos alunos, por meio de pinturas diversas utilizando materiais recicláveis, mãos, rolinhos pincéis, tintas, telas, papéis e outros.

Identidade e Autonomia:

Enfatizar o respeito e interesse a todo tipo de trabalho seja ele manual ou não e também a importância da integração da família na escola.








quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Emeb Gastão Michelazzo comemora a primavera


Com a chegada da primavera, a emeb Gastão Cardoso Michelazzo realizou uma festa com todos os alunos em comemoração a data. A escola recebeu uma decoração especial com muitas corres. Os alunos degustaram salada de frutas e gelatina. O projeto contempla a importância do meio ambiente em suas diversas interdisciplinaridades.



 





Projeto Horta Saudável é desenvolvido na emeb Maria José Lopes


Com a finalidade de sensibilizar as crianças de que a vida precisa do meio ambiente e dar a oportunidade para que aprendam a cultivar e cuidar das plantas, as professoras da emeb Maria José Lopes trabalham com o Projeto Horta Saudável. Nele, os alunos tem a oportunidade  do contato com a terra e de plantar seus próprios alimentos que, posteriormente, são utilizados na merenda escolar. 



                                                            



        

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Emeb Hélio Ornelas Borges recebe plantio de árvores



A emeb Hélio Ornelas Borges realizou, na última semana, o plantio de 29 árvores em torno da escola. Cada turma adotou cinco mudas para plantar e acompanhar o crescimento. As crianças receberam orientações de duas engenheiras, uma ambiental e outra florestal, sobre os cuidados para que as plantas tenham um bom desenvolvimento. O trabalho faz parte do projeto de arborização da unidade, explorando o meio ambiente, com enfoque no dia da árvore.









Emeb Maria José Lopes comemora Semana do Trânsito



De forma lúdica e educativa a emeb Maria José Lopes realizou com as crianças simulações do dia-a-dia em comemoração a Semana Nacional do Trânsito. Foi enfatizado o respeito e as regras do Código de Trânsito. De acordo com a coordenadora, Lara Fernanda Bortholucci, a conscientização se inicia desde a infância. “É essencial o ensino de atitudes e responsabilidades no trânsito”.