Foi desenvolvido com as crianças do maternal II A e
B da emeb Miguel Jorge Nicolau o projeto “Obras e pinturas de Romero Britto”.
Idealizado pelas professoras Gláucia Cevitelli Quintiliano e Kellen
Cristina de Souza, o trabalho tem por objetivo conhecer e explorar o artista e
suas obras, estimular a linguagem oral e escrita, promover o desenvolvimento e
curiosidade pela arte e cultura, trabalhar conceitos matemáticos como cores e
formas, desenvolver obras com sucatas e tela, promover o contato família e
escola e reconhecer a importância da sustentabilidade e reciclagem.
A atividade tem a duração de 15 dias sendo
desenvolvida em várias áreas:
Matemática:
- trabalha as cores primárias e secundárias;
- formas geométricas: círculo, quadrado e
triangulo;
-noções de tamanho (grande, pequeno, alto, baixo),
espacial (em cima, em baixo, dentro, fora), quantidade (muito, pouco, cheio,
vazio), lateralidade (direita esquerda);
- contagem de quantas vezes o artista utilizou
determinada cor na obra-pintura.
Seriação:
- deixar a criança explorar manipulando a obra –
pintura por meio de quebra-cabeça;
- solicitar que peguem a figura e montem igual e,
depois, tentar formar outro desenho;
Natureza e Sociedade:
-explorar quais animais o artista utilizou em suas
obras e também o que foi escolhido pela sala em suas diversas áreas como: cor,
o que come, onde vive, como é, sua pele, penas, pelos, etc.
Coordenação Motora Corporal: trabalhar o
equilíbrio, imitações de movimentos, correr, pular voar, arrastar, andar,
rodar, rolar, entrar, sair, subir, descer;
Percepção auditiva, visual, olfativa, sonora
(alto/baixo) e tátil (liso, macio, grosso, áspero e ondulado);
Desenvolver Sensações de emoções, tristeza,
felicidade, medo e susto;
Explorar a Obra-Pintura de Romero Britto, escolhida
pelos alunos, por meio de pinturas diversas utilizando materiais recicláveis,
mãos, rolinhos pincéis, tintas, telas, papéis e outros.
Identidade e Autonomia:
Enfatizar o respeito e interesse a todo tipo de
trabalho seja ele manual ou não e também a importância da integração da família
na escola.