quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vereadores participam de reunião no Departamento de Educação


Oito vereadores de São João da Boa Vista participaram de uma reunião no Departamento de Educação, a convite da diretora Maria Helena Angelini Santana. Estavam presentes: Fernando Bonaretti Betti (DEM), Elenice Imaculada Vidolin (PMDB), Luis Carlos Domiciano (PR), José Cláudio Ferreira (PMDB), Gérson Araújo (PSD), Reberson Menezes (PTB), Claudinei Damálio (PTB) e João Henrique de Paula Consentino (PSD). O objetivo do encontro foi apresentar o funcionamento do Departamento de Educação e as necessidades em relação ao que é solicitado para a Câmara Municipal,  de forma quer todos possam tomar ciência da responsabilidade sobre a educação no município.
Participaram também as supervisoras, assistentes pedagógicas e todos os assessores do departamento. 

Durante a reunião, houve a oportunidade de se apresentarem e de mostrarem as funções desenvolvidas junto à Educação. “Esse é o primeiro dos muitos contatos que ainda teremos. É importante que os vereadores conheçam  nosso trabalho e necessidades, para que possamos trabalhar em parceria”, destaca a diretora de educação, Maria Helena Angelini Santana.







Emeb Iracema de Carvalho Arten realiza plantio de árvores


Os alunos da emeb Iracema de Carvalho Arten participaram do plantio de oito árvores ao redor da escola, sendo quatro mini-ipês e quatro mini-flamboyants. O projeto idealizado pela professora Maria Aparecida Navas  marca o início da primavera e tem o objetivo de contemplar o meio ambiente e educar as crianças desde cedo na conscientização ambiental, para que elas possam perceber que cada atitude faz a diferença, além de estimulá-las a pensar sobre os problemas e suas soluções.


De acordo com a coordenadora pedagógica Flávia Cavalcante, o espaço escolar é um meio de interação e construção contínua de conhecimento. “O projeto visa proporcionar momentos de reflexão sobre a preservação do meio ambiente, compreendendo sua importância para a conscientização do nosso papel diante dos problemas ambientais ocorridos ultimamente”.


Outras atividades ainda foram desenvolvidas como confecção de cartazes e plantio de feijão. Em relação às árvores, cada sala plantou uma muda e ficou responsável por cuidar dela. Ao final, as crianças levaram para a casa flores naturais e artificiais que elas próprias plantaram e confeccionaram.




 







quarta-feira, 24 de setembro de 2014

São João da Boa Vista é 6.4 no IDEB


São João da Boa Vista atingiu 6.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente a 2013, divulgado dia 5 de setembro, pelo Ministério da Educação. 
O município cresceu três pontos em relação ao último levantamento, realizado em 2011, quando a marca foi de 6.1. Com isso, o desempenho das escolas municipais está dois pontos acima da meta de 6.2 fixada pelo MEC. 
O IDEB é o principal indicador de qualidade educacional do país e combina informações de desempenho em exames padronizados obtido pelos estudantes ao final das etapas do ensino fundamental e médio. 




terça-feira, 23 de setembro de 2014

Primavera é comemorada na emeb Germano Cassiolato



Com o início da primavera, os professores da emeb Germano Cassiolato exibiram filmes para as crianças sobre as mudanças das estações. A atividade tem como objetivo levar os alunos a conhecer e identificar a primavera como a época das flores, além de despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.

Após a exibição,  foi realizada a contação de história pela professora do projeto leitura, Cláudia Cristina Manco.   Os estudantes  foram convidados e desafiados a montarem um quebra-cabeça em tamanho ampliado sobre a primavera.

























Emeb Germano Cassiolato desenvolve projeto de leitura


A professora Cláudia Cristina Manco, da emeb Germano Cassiolato, desenvolve com as crianças um projeto de incentivo à leitura e  resgate à imaginação,  que proporciona  o desenvolvimento de  atividades manuais e corporais.


A cada aula um livro é selecionado e a história é contada em ambiente lúdico. Após a leitura, são realizadas atividades que envolvam os alunos e complementem o aprendizado. De acordo com a professora Cláudia Cristina, os estudantes tem se mostrado interessados e participativos. “Trabalhar com literatura é promover a aprendizagem que sirva para a constituição não só de sujeitos que simplesmente pertençam a uma sociedade, mas que a questionem e a transformem. Esse novo trabalho desenvolve a capacidade de pensar e crescer. Para que seja descoberto esse prazer, foram usadas obras de variados autores, de referência nacional e internacional”, destaca.