quinta-feira, 12 de junho de 2014

Trilha Educar

Mais de 5 mil alunos participaram de projeto ambiental em São João

Despertar a conscientização sobre a preservação ambiental e cultural é o objetivo do Trilha Educar, um projeto desenvolvido na Fazenda Alegre, em São João da Boa Vista, do qual já participaram mais de cinco mil estudantes da rede municipal. As crianças, acompanhadas de monitores, percorrem uma trilha numa mata nativa.  Durante o trajeto, os biólogos Camila Oliveira e Herivelton Carlos Caldas Moreira ensinam sobre a flora, fauna, solo, água e poluição. A parceria com a prefeitura existe desde 2012 e desenvolve nos alunos a interpretação e percepção em contato direto com a  natureza. Na trilha, eles podem montar e solucionar problemas relacionados ao ambiente.
De acordo com os biólogos, os temas são adequados seguindo a grade curricular de ciências. “Nossa missão é resgatar o respeito e a admiração pela natureza por meio de atividades de sensibilização”, destacam.
















De acordo com a educadora e supervisora de ensino, Maria Cecília Molinari Nogueira, o Trilha Educar “ao voltarem à sala de aula, os professores retomam o assunto e permitem que os alunos façam relações com o conteúdo já visto”. Cecília destacou que a escola deve impulsionar essas questões relacionadas ao meio ambiente. “É importante que as crianças saibam identificar o que está certo e o que está errado em relação à natureza. Não bastam apenas conceitos, é preciso vivenciar para que haja mudança no comportamento e atitudes significativas de sustentabilidade ambiental”.








 Sobre o projeto a Fazenda Alegre

Com o objetivo de recuperar a vegetação local, a proprietária, Elizabeth Scheichl realizou o reflorestamento em diversas áreas da fazenda, situada na estrada que liga São João a Águas da Prata. O local abrange as matas ciliares do Rio da Prata e mantém um programa de monitoramento das populações de aves da região.

Em 2009 foi feito um levantamento sobre a fauna e flora locais,  sendo constatadas 205 espécies arbóreas, arbustivas e ervas (entre nativas e exóticas) pertencentes a 46 famílias botânicas, além de  218 espécies de aves e 16 de mamíferos (14 silvestres e 2 domésticas). Destas, a jaguatirica é uma das que se encontram ameaçadas de extinção. Já o sauá, a lontra e a paca fazem parte dos que estão quase em ameaça. 








terça-feira, 10 de junho de 2014

Conscientização da população é tema de passeata na Emeb Maria José Lopes


140 alunos da creche Maria José Lopes participaram de uma passeata nas ruas do bairro Jardim Lucas Teixeira, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a dengue e o desperdício de água. Além das crianças, toda a equipe e alguns pais também participaram da atividade, que contou com o apoio da Polícia Militar.

Os alunos tiveram a orientação com rodas de conversa, confecção de cartazes, pinturas, fantoches, maquetes, histórias e placas advertindo o perigo de ambos. Assistiram a filmes e prestigiaram um mini teatro com o tema “Planeta Azul”, que os levou a refletirem sobre ações cotidianas sobre como ter um planeta melhor para se viver.

De acordo com a coordenadora, Lara Fernanda Bortholucci, o que eles aprendem em sala, cobram dos pais. “Acreditamos que é por meio de iniciativas de conscientização e alerta que podemos ajudar o nosso planeta. Quando isso é trabalhado desde a infância, torna-os cidadãos conscientes, participativos, críticos e, acima de tudo, responsáveis”, destaca a coordenadora.

Passeata
















Peça teatral










Confecção dos materiais






segunda-feira, 9 de junho de 2014

Alunos da escola Luiza de Lima Teixeira participam de plantio de árvores

Ação faz parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente


Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente,  33 alunos do 5º ano da escola Luiza de Lima Teixeira participaram do plantio de 40 mudas de árvores. A atividade ocorreu na avenida Izette Corrêa Fontão – que dá acesso aos bairros Jardim das Hortências, Lucas Teixeira, Jardim dos Ipês, Primavera, Tulipas e Azaléias. Ao todo foram plantadas 126 árvores de seis espécies. São elas: Oiti, Ipê Amarelo do Campo, Jacarandá Mimoso, Magnólia Amarela, Quaresmeira Roxa e Ipê Branco.








A ação foi organizada pelo Departamento de Meio Ambiente de São João da Boa Vista e faz parte do projeto de reflorestamento e recomposição de matas ciliares do município.







As crianças dividiram-se em grupos de cinco para plantar.  O representante do Ciprejim (Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Jaguari Mirim), William Feldberg Karp, também falou aos estudantes sobre a importância de preservar o meio ambiente.