sexta-feira, 2 de maio de 2014

Peça teatral discute educação no trânsito com alunos da Germano Cassiolato

185 alunos do ensino fundamental da escola municipal Germano Casssiolato viram a apresentação da Companhia de Teatro Parafernália,  com a peça “Ir e vir sem colidir”. O objetivo foi ensinar e discutir sobre o cuidado que os motoristas e pedestres devem ter no trânsito.





















De acordo com a coordenadora, Juliana Aparecida Domingos Martins, a peça fala sobre  três amigos que precisavam realizar um trabalho escolar sobre contribuir com um trânsito melhor nas ruas e rodovias. “A diversidade dos recursos cenográficos enriqueceu a peça. Em diversos momentos os alunos eram convidados a participar do espetáculo e  ficaram entusiasmados”.

Juliana destacou  que a principal mensagem foi a de que dirigir com segurança é um ato de amor à vida. Após a apresentação, houve distribuição de um gibi da turma da Mônica sobre o tema: “educação no trânsito não tem idade”. 








terça-feira, 29 de abril de 2014

Emeb José Inácio Diniz, do bairro Alegre, completa 21 anos



No último dia 25, a escola municipal José Inácio Diniz, do Bairro Alegre, comemorou seus 21 anos com a presença dos alunos, familiares, comunidade e autoridades.  Após a abertura solene e execução do Hino Nacional, a gestora, professora Kelly Cristina Benevides de C. Barrado, apresentou o projeto realizado com os estudantes em comemoração ao aniversário. “Esta data é muitas vezes o momento de aprender mais sobre a escola e celebrar a construção, os fundadores e a importância que teve para a comunidade e a cidade”, destaca.

Comemoração
A história da emeb foi o tema das comemorações, com destaque para o bairro em está inserida. De acordo com a diretora, abordar a educação patrimonial é necessário para conscientizar os jovens sobre a importância de se preservar a memória e a história do lugar. 

Atividades desenvolvidas
Cada turma ficou responsável por um trabalho. Entre eles, criaram maquetes e reproduções artísticas, além de cartazes com curiosidades do bairro, entrevistas com os moradores, e a criação de cartões postais com os pontos turísticos  do município.

Parceria
O projeto teve a parceria dos alunos do mestrado da UNIFAE, de profissionais do Projeto Trilha Educar, da Fazenda Alegre, e de  moradores e pais de alunos residentes no bairro Alegre, que contribuíram com fotos e fatos históricos.













Escola Municipal Irmã Hermínia tem Cantinho da Leitura


A Emeb Irmã Hermínia Molas criou o Cantinho da Leitura, montado com o auxílio das professoras para despertar o hábito de ler desde cedo nas crianças. O projeto é realizado todas as sextas-feiras. Cada docente escolhe uma obra e conta a história para toda a creche.

 Sobre o projeto de leitura

Entre os objetivos do projeto estão envolver a família na prática de leitura; colocar o aluno em contato com variadas obras; desenvolver a linguagem verbal; resgatar a atenção da família para com a criança;  promover a aproximação aluno, escola e família e atender a demanda de formar leitores.













Consciência fonológica faz parte da comemoração do dia do índio na escola Irmã Hermínia

A escola municipal de ensino básico Irmã Hermínia Molas comemorou o dia do índio com cartazes sobre a consciência fonológica, músicas relacionadas ao tema, contação de histórias e discussão sobre a cultura e vida do índio. “A atividade proporciona aos nossos alunos conhecer e refletir sobre os indígenas, seus hábitos e costumes, além de ressaltar a importância do respeito a eles para, assim, construirmos uma sociedade pluriétnica e pluricultural”, destaca a coordenadora Mariana de Alvarenga.





Emeb Maria José Lopes comemora Dia do Livro com histórias e teatro

A Emeb Maria José Lopes, em comemoração ao dia do livro, proporcionou aos alunos atividades diferenciadas, com  histórias e teatro. O objetivo foi despertar o prazer pela leitura. “Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo e nós, professores, fazemos parte desse importante fator que acompanha a criança por toda a vida. Como disse o mestre Monteiro Lobato,  “Um país se faz com homens e livros", destaca a coordenadora Lara Bortholucci. Ao final, todas as crianças levaram para casa um livro de história infantil.







segunda-feira, 28 de abril de 2014

Emeb Dr. Antonio José Minghini é inaugurada

Na manhã do domingo, 27 de abril, a Prefeitura de São João da Boa Vista em parceria com o Departamento de Educação, inaugurou a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Antonio José Minghini, localizada no Bairro Alegre. Familiares e amigos do patrono, autoridades, professores, pais e alunos estiveram presentes.“Mais uma creche é entregue à população sanjoanense. É mais uma instituição de ensino na qual as crianças podem desenvolver a aprendizagem. E esse é nosso objetivo, oferecer uma educação de qualidade em um ambiente confortável. Queremos que os pais sintam-se tranquilos ao deixar seus filhos nas creches, sabendo que  estão sendo bem cuidados”, destaca a diretora do departamento de educação , Vera Lucia Oliveira Munhoz.


A nova escola, orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, foi construída numa área de 1.118,48 m². Com capacidade para 120 alunos, seu quadro de funcionários é composto por 24 professores, assistente de desenvolvimento da infância, auxiliares de limpeza, controlador de acesso e apoio administrativo. 

















Sobre o patrono Dr. Antonio José Minghini
Antonio José Minghini nasceu em 22 de abril de 1947, em Ribeirão Claro, Paraná. É casado com Luiza Helena Minghini, com quem tem os filhos Adriano e Vitor Minghini. Concluiu os ensinos fundamental e médio em sua cidade natal e, ao completar 18 anos, mudou-se para Curitiba, onde frequentou o cursinho preparatório para a faculdade de medicina.


Em 1969, ingressou na Faculdade Federal do Paraná. Formou-se em 1974, ocasião em que prestou prova para residência médica no Hospital Infantil São Luiz, na área de pediatria. Após o período de residência, recebeu o título de pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

No início de 1977, recebeu convite para atuar em São João da Boa Vista. Aqui, montou consultório junto com o Dr. Miguel Biazzo, na rua Antonina Junqueira, e começou, também, a atender crianças da APAE, que na época funcionava na rua Guiomar Novaes.

Neste mesmo ano, foi contratado pela Prefeitura para atender nas creches do Santo Antonio, Casa da Criança e 1º de Maio. Até hoje é funcionário público municipal, onde presta atendimento no posto de saúde do Jardim São Paulo.
No início da década de 1980 recebeu o convite do então prefeito Sidney Beraldo, para ocupar o cargo de diretor clínico do departamento de Saúde, função que exerceu até 1992, na gestão do prefeito da época, Dr. Gastão Michelazzo.

Em 1997, foi eleito presidente da Unimed Leste Paulista, permanecendo até 2002. Foi também presidente da APM – Associação Paulista de Medicina regional de São João da Boa Vista.

No ano de 2000, instalou a agência regional do banco cooperativo Sicredi, sendo presidente até 2007.

Em outubro de 2012, por meio da Lei Municipal 3.208, foi agraciado pelo então prefeito Nelson Nicolau, a ter seu nome dado à EMEB situada na entrada do Bairro Alegre.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura