segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Escolas Municipais de São João participam de Festa Folclórica em Águas da Prata



Cerca de 70 alunos das Escolas Municipais José Inácio Diniz e Maria Leonor Alvarez e Silva participaram, na última quinta-feira, da festa folclórica da escola estadual Timotheo Silva, de Águas da Prata.  Durante a tarde, eles brincaram de pular corda, jogar pião, andar com a perna de pau, colorir, fazer caça-palavras entre outras atividades. Depois, foram convidados a participar de oficinas, nas quais aprenderam a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis.


Crianças participam de brincadeiras lúdicas

Durante toda a tarde, os alunos participaram de várias oficinas


"Perna de pau" foi das atrações da festa
Para a professora Cássia Pizetta, da Emeb Maria Leonor, o contato com crianças de outra cidade é muito importante. “Eles conhecem novas realidades. Aprender as atividades ensinadas pelos próprios estudantes da escola Timotheo foi um estímulo a mais. Nós já havíamos trabalhado a teoria do folclore. Agora eles tiveram a oportunidade de colocá-la  em prática”.


Aluno faz diagrama sobre o folclore
Os alunos da Emeb José Inácio Diniz foram acompanhados pela professora Ana Olivia Matielo Campos Prata.  “Hoje em dia as brincadeiras são muito modernas. As crianças estão acostumadas com vídeo games, bicicletas e skates. Mas, com a visita,  tiveram a oportunidade de confeccionar o próprio brinquedo e resgatar  as brincadeiras folclóricas e culturais do nosso país”, disse. Além das oficinas e jogos foi oferecido um lanche com comidas típicas relacionadas à cultura brasileira.

Alunos aprendem a confeccionar o próprio brinquedo

Aluno brinca após confeccionar o próprio brinquedo







Sobre o projeto

As atividades fazem parte do projeto Folclore, da escola Timotheo Silva,  de Águas da Prata. O objetivo é promover o desenvolvimento dos alunos dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, por meio do resgate, vivência e valorização das manifestações da cultura popular brasileira.
Alunas da Escola Timotheo apresentam dança


"Dança da fita" é apresentada aos presentes



Uma mesa de comidas típicas foi oferecida para as crianças


Crianças saboreiam as comidas típicas do folclore

O pátio da escola fica lotado com os alunos

Professoras e gestoras das creches e do ensino infantil de São João participam de capacitação sobre Consciência Fonológica


Cerca de 300 professoras e gestoras de 26 unidades escolares de ensino infantil e creches  municipais de São João da Boa Vista participam desde o início do ano, de capacitações sobre Consciência Fonológica tanto nas emebs quanto no Departamento Municipal de Educação. O tema abordou a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada e de compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado.

Professoras e gestoras durante a capacitação

Fonoaudióloga Vânia durante a capacitação























 A primeira atividade foi ministrada pela Assistente Pedagógica Andreza Zacareli. A segunda, pela Fonoaudióloga Vânia Corradi Carvalho.  “Atividades de consciência fonológica no ambiente escolar permitem que a criança tenha um contato explícito com os sons da fala.  Ela entende de maneira clara a relação entre os sons e a sua representação escrita, o que traz avanços na alfabetização”, disse Vânia.



Andreza capacita professoras  das creche e ensino infantil 


Professoras colocando em prática o aprendizado


















Andreza Zacareli explicou que estudos mostram que, se essa capacidade for trabalhada com a criança, desde pequena, elas terão menos dificuldade na leitura e escrita.  



Demonstração de sons
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Atividades propostas durante a capacitação
Vânia mostrando os fonemas
Atividades foram realizadas durante as capacitações
Professoras aprendem a maneira correta de lidar com a criança
Professoras e gestoras colocam em prática o que foi aprendido durante as capacitações