terça-feira, 11 de junho de 2013

EMEB Sarah Salomão se prepara para competição junina 


A EMEB Sarah Salomão vem com tudo para a apresentação do concurso de Quadrilha e Dança Junina, promovido pelo Departamento de Cultura de São João, que ocorre no dia 23 de junho, no Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo. A escola participa do evento há quatro anos e, em 2012, ficou com o primeiro lugar na categoria Dança Junina Mirim.  Já a quadrilha levou a terceira colocação. Um ano antes, em 2011, a quadrilha tirou o primeiro lugar e a Dança Junina Mirim ficou em segundo. “É sempre uma festa!  Os alunos participantes são muito animados e esperam ansiosamente pelo dia da apresentação. Vêm para ensaiar até debaixo de chuva. Os pais colaboram muito, torcem e adoram ver os filhos caracterizados e dançando”, explica a vice-diretora Maria Elisabete, coordenadora da atividade.

Para este ano os ensaios estão a todo vapor.  A nova coreografia  da quadrilha tem  arcos de flores e o número de participantes é maior. Segundo a escola, o figurino também está incrementado e os cavalheiros estarão engravatados. Para a Dança Junina, os alunos estão ensaiando a música Pula-Fogueira.  “Estamos todos animados e esperando uma boa classificação para este ano, porém, a participação já vale a festa”, desta Elisabete.


Organização

A equipe gestora mandou fazer camisas, gravatas e vestidos para as crianças que não possuíam, patrocinando o evento.  Ofícios com pedidos de transporte e lanche foram encaminhados ao Departamento de Educação no início do ano letivo, garantindo a participação da Unidade no evento.
Emeb Miguel Jorge Nicolau
 comemora 31 anos com diversas atividades


A EMEB Miguel Jorge Nicolau comemorou, no último dia 24 de maio, o seu 31º aniversário com apresentações das crianças, música, balões, parabéns e um bolo. Um dos destaques foi a exposição dos trabalhos dos alunos, que encantou as famílias.     “São 31 anos de inteira dedicação ao crescimento e evolução na vivência cultural, comprometida com a aprendizagem e com os valores que dignificam o ser humano”, destaca a Coordenadora Pedagógica Kamila Consentino. A Escola foi fundada no dia 16 de maio de 1982 e atende crianças de zero a  5 anos em turno integral, num total de 100 alunos. 
Equipe unida
Segundo Kamila Consentino, alguns dos 21 colaboradores estão na  EMEB há mais de 20 anos.  “Agradeço a toda a equipe pelo que tem feito. O evento é uma forma de aproximar a comunidade de nossa equipe, para que conheçam o que desenvolvemos. Estamos muito felizes em contribuir para a sociedade, beneficiando as crianças com um bom atendimento e, também, as mães trabalhadoras, que podem deixar seus filhos em unidades de profissionais preparadas com uma  educação de qualidade”, disse.  







EMEB  José Procópio do Amaral 

desenvolve projeto Família na Escola


Valorizar e integrar as famílias ao ambiente escolar, esse é um dos muitos objetivos do Projeto Família na Escola, desenvolvido desde 2011 pela EMEB Dr. José Procópio do Amaral. O trabalho partiu de uma reunião pedagógica que estabeleceu como foco principal as  comemorações do dia das mães, em maio, e dos  pais, em agosto. Em 2012 a escola trabalhou com base no Dia Internacional da Família, comemorado em  15 de maio, com diversas atividades dirigidas pela direção e professores e apoio da comunidade.

Ações em 2013
Para este ano, o planejamento do projeto teve início em fevereiro, em reuniões conjuntas com os pais. “Em abril organizamos uma apresentação para a família dos alunos, explicando sobre os assuntos do cotidiano escolar e sobre o projeto.  Aproveitamos para ressaltar a  importância da participação deles no sucesso da EMEB.  Para encerrar tivemos a apresentação de um vídeo e músicas sobre a família”, explica a diretora, Elaine Silva.  Ainda segundo a direção, frequentemente são realizadas reuniões com os professores para discutir as atividades diversificadas. Uma delas foi uma apresentação para as crianças, divididas em faixa etária,  que reforçou  o respeito e a valorização da família. Em maio, foi promovida uma gincana, que teve a participação e apoio da Unifae, por meio do curso de Educação Física e da professora Josvânia Panetto, que coordenou a competição.

“Além de valorizar o papel da educação e fortalecer a integração entre família e  escola, procuramos ensinar e incentivar as crianças a agradecer, respeitar e valorizar quem cuida deles: suas famílias”, finalizou Elaine.