terça-feira, 30 de abril de 2013

EMEB José Inácio Diniz completa 20 anos com evento sobre meio ambiente




A escola municipal José Inácio Diniz comemorou na última sexta-feira, 26, seu 20º aniversário, com apresentações musicais e exposições desenvolvidas pelas crianças no bairro alegre. O tema dos trabalhos deste ano foi a campanha contra a dengue e a preservação ambiental. Durante a mostra, os próprios alunos apresentaram os trabalhos aos pais, distribuíram mudas de pimenteira e mangueiras plantadas por eles em garrafas pet, entregaram livretos informativos sobre água, mostraram cartazes e pinturas. De acordo com a Diretora da Escola, Kelly Cristina Barrado, cada professora desenvolveu uma atividade com sua turma neste primeiro semestre. “O objetivo das comemorações não é somente a festa, mas o envolvimento das crianças com a comunidade e com os temas apresentados. Tudo foi feito visando o aprendizado. O grande diferencial da escola foi a forma com que a criançada se envolveu em tudo de forma espontânea, além do apoio e presença dos familiares.”

Alunas homenageiam escola com música em inglês

Um dos destaques do evento foi a apresentação das alunas do 4º ano, Cecília Soares Domiciano e Katharina Thide que, por iniciativa própria, ensaiaram e apresentaram uma música em inglês, em homenagem à escola. Apesar da pouca idade, se sobressaíram pela segurança e pela  bela interpretação, que encantou a comunidade.  Para a mãe de Cecília, Thatina Domiciano, “foi emocionante e uma superação para a filha que, antes, nunca havia se apresentado em público”.   Já a estudante Katharina  tem como sonho ser cantora e também conta com o apoio da família. “Eu procuro estar presente em todas as  apresentações dela e dou a maior força”, ressaltou sua mãe,  Lúcia dos Anjos Ruivo.

Parceria da escola com o departamento de saúde


A escola fez uma parceria com o departamento municipal de saúde e uma equipe da zoonose esteve presente durante o aniversário com duas casas infláveis. Uma mostrava qual a forma certa de lidar com o transmissor da dengue e como cuidar do lar. A outra era a forma errada. As crianças interagiram com os profissionais de saúde e aprenderam brincando.
Para a mãe de Gabriel e  Bruno Breves, Gabriela Loyolla, o tema trabalhado sobre a dengue é de fundamental importância para as crianças. “É de pequeno que se começa a conscientização.”

Além das casinhas infláveis, os alunos se divertiram com o “cantinho da pintura”. Lá recebiam pinturas nos rostos, braços e mãos, com  desenhos de  coração, flores, bolas e carrinhos.

Diretoria de Educação


Representando a Diretora de Educação, Vera Lúcia Oliveira Munhoz, estiveram presentes a supervisora substituta, Andreza de Fátima Francisco Zacareli e a assistente pedagógica, Selma Berganholo Assuani.  “Pelos trabalhos desenvolvidos, podemos ver que a rede municipal tem profissionais  que vestem a camisa e estão comprometidos com o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou Andreza. Para a Assistente Pedagógica Selma, a escola focou num tema importante que é a dengue e que, atualmente, tem trazido diversas consequências para a sociedade. “O que mais me chamou a atenção foi ver que os próprios alunos apresentaram e explicaram tudo, o que mostra que o envolvimento deles com o projeto.”
Saiba mais sobre a EMEB

A EMEB  José Inácio Diniz atende atualmente a 157 alunos do ensino infantil e fundamental e desenvolve diversos trabalhos pedagógicos. Entre eles destaca-se  o “Sacola Literária”.  Nele, as crianças levam livros para a casa e, no outro dia, contam a história para os colegas. O projeto é visto como aquisição de competências, disposições e crenças relacionadas a usos escolares da escrita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3634-1035.