terça-feira, 23 de abril de 2013


Escola Municipal José Inácio Diniz 
comemora 20 anos na próxima sexta


Nesta sexta, 26, a EMEB José Inácio Diniz, comemora seu 20º aniversário com diversas atividades no bairro alegre, em São João da Boa Vista. As solenidades tem início às 9h30, no salão de festas da Igreja do local, com apresentações musicais dos estudantes. Em seguida, alunos, pais e comunidade seguem para a escola, para visitarem as exposições de trabalhos realizados pelas crianças durante o primeiro bimestre.

Para a Diretora Kelly Cristina Barrado, “o objetivo da comemoração é promover ações que demonstrem a importância da instituição no desenvolvimento sociocultural das comunidades que a integram, celebrando a importância da instituição para a educação sanjoanense”. A escola atende a 157 alunos e está localizada na Praça Santa Cruz, no Bairro Alegre. O evento é aberto à comunidade em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3631-7100 ou na própria EMEB.
  

Projeto EJA oferece vagas em seis escolas municipais

São 11 salas voltadas à educação de jovens e adultos
 em São João da Boa Vista
Em São João da Boa Vista a rede municipal de ensino ainda tem vagas para estudantes que queiram cursar da 1ª a 4ª séries e da 5ª a 8ª  pelo projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos).   As atividades podem ser feitas na EMEB José Peres Castelhano (1ª a 8ª séries), na Casa do Caminho (da 1ª a 8ª), EMEB Dr. José Procópio do Amaral (1ª a 8ª séries), EMEB Sarah Salomão (1ª a 8ª séries), EMEB Germano Cassiolato (1ª a 8ª séries), EMEB Profa. Maria Leonor Alvarez e Silva (1ª a 8ª séries) e EMEB Antônio dos Santos Cabral (1ª a 8ª séries), num total de sete núcleos, em período noturno, das 19h às 21h.
Depois de frequentarem as aulas, os estudantes passam por avaliações externas (provas de suplência) em uma escola estadual. Se aprovados, recebem um certificado do Ministério da Educação.  Os interessados devem procurar as escolas participantes e se informar diretamente com as professoras responsáveis, munidos de cópia do RG, CPF e do comprovante de residência.
Outras informações podem ser obtidas diretamente no Departamento Municipal de Educação pelo telefone (19) 3634-2636, das 7h às 12h e das 14h às 17h, com Claudenice Richena.
Saiba mais sobre o EJA
Atualmente o EJA já atende a 66 alunos de 1ª a 4ª séries e 101 estudantes de 1ª a 8ª em São João da Boa Vista.  O plano de ensino para as quatro primeiras séries tem seu foco na Alfabetização, Matemática, História, Geografia e Ciências. Nas demais são contemplados os blocos de: Linguagens e códigos (Língua Portuguesa, arte, inglês e educação física – teoria); Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas (história e geografia).
Os professores são especialmente preparados para lidar com o programa, que conta com materiais didáticos como livros, apostilas e resumos fornecidos aos docentes pelo Departamento de Educação.

segunda-feira, 22 de abril de 2013


EMEB Sandra Matielo participa da solenidade em comemoração ao dia do Exército e do Índio

Na manhã desta sexta-feira, alunos do 5º ano B, da Escola Municipal Sandra Matielo, participaram da solenidade alusiva ao dia do Exército Brasileiro, bem como a comemoração do dia do Índio, realizada no Tiro de Guerra de São João da Boa Vista.  Presentes na solenidade a vice-prefeita de São João da Boa Vista, Patrícia Magalhães; o Chefe de Gabinete, João Gabriel Bruno; Carlos Rafael Duarte, representando a Diretora de Educação do Município, além de autoridades civis, da polícia militar e do Exército.

Na cerimônia de hasteamento das bandeiras, o aluno  Teófilo Lucas de França Luz, da escola municipal, ficou responsável pela do Estado de São Paulo. Os trabalhos contaram ainda com apresentação dos atiradores do Exército, Execução do Hino Nacional, leituras alusivas às comemorações entre outras atividades. Também estiveram presentes alunos da escola estadual Teófilo de Andrade.

 O Sub Tenente Chefe da Instituição, Vanderlei Soares, falou aos jovens sobre a importância da data, ressaltou a participação de todos no evento, e colocou-se à disposição das demais escolas municipais para, juntamente com o Tiro de Guerra, visitá-las e fazer este trabalho cívico de forma mais próximas das crianças.


Para Carlos Rafael Duarte, que representou a Diretora de Educação, Vera Munhoz, “a solenidade é importante, visto que resgata o civismo e contribui para o aprimoramento moral e social da juventude”.


A vice-diretora da EMEB Sandra Matielo, Rosângela Mourão Nogueira, explicou que todas as classes trabalharam sobre os temas apresentados. “É preciso despertar desde cedo a parte cívica e  o respeito à Pátria. Nós realizamos todas as sextas-feiras a execução do hino nacional e da cidade em nossa escola, bem como o hasteamento das bandeiras, com a presença de todos os estudantes”.