terça-feira, 9 de abril de 2013


Escola Municipal José Peres Castelhano comemora aniversário com fanfarra  e exposição de trabalhos

Nesta segunda-feira, 08, a escola municipal José Peres Castelhano, do bairro São Benedito, comemorou seus 13 anos com uma série de apresentações das crianças. O tema foi “Minha história minha vida”, que procurou resgatar o passado da instituição e a vida do seu patrono. As crianças produziram cartazes, maquetes e até uma cápsula do tempo. Houve, também, a premiação para os três melhores trabalhos desenvolvidos na categoria desenho e redação. Um dos destaques foi a apresentação do grupo de fanfarra, sob a coordenação da professora Daniele de Carvalho. O projeto acontece duas vezes por semana e, atualmente, conta com 30 membros.  Segundo Daniele, com a música e os instrumentos as crianças aprendem sobre o ritmo, coordenação, tempo e espaço. “Eu me interessei pela atividade pois adoro a fanfarra. É tudo muito legal”, diz a jovem Vitória Miranda Felipe, que é ex-aluna e participa do projeto. A fanfara apresentou diversos números, inclusive o próprio hino do colégio. Para a autora, professora Rosa Gimenes, que também leciona música, “é gratificante e emociona ver as crianças tocando e cantando”. Rosa já compôs outros nove hinos para escolas do município e da região.




A escola abriu as portas para a comunidade, recebendo dezenas de pais que puderam acompanhar os filhos nas atividades. “Os trabalhos com as crianças são importantes para o aprendizado. É uma forma diferente de incentivar o estudo. Eu sempre acompanho e minha filha adora”, diz Maria Emília Marin, mãe da aluna Letícia Marin Neves, que cursa o 5º ano.



Segundo a Supervisora Elenice Nogueira, que participa todos os anos do evento, e representou  a diretora de educação, Vera Munhoz, “no Peres, o empenho é sempre prioridade. É uma escola na qual independente da função, todos trabalham e são valorizados pelo que fazem. As professoras são sempre dedicadas e a conclusão está ai: um trabalho belíssimo”. Para a Diretora, Ana Laura Rodrigues, “saber quem foi José Peres Castelhano, o que fez e qual a sua importância na cidade, desperta o interesse dos estudantes. Ainda esse ano continuaremos a trabalhar o tema, bem como desenvolveremos projetos sobre valores e respeito ao próximo.” Além dos professores, pais e alunos, a festa contou com a presença da  Assistente Pedagógica, Selma Berganholo Assuani.




A José Peres Castelhano conta, atualmente, com 400 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tendo 46 funcionários e nota 6.2 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).