sexta-feira, 5 de abril de 2013


Escola José Peres Castelhano comemora
 13 anos com atividades pedagógicas




A escola municipal José Peres Castelhano comemora seu 13º aniversário, nesta segunda, 8 , com uma exposição sobre o resgate da história da instituição que, atualmente,  conta com 47 colaboradores, 397 alunos do 1º ao 5º anos e 55 participantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), da 1ª a 8ª séries. Todos os estudantes participam das ações sobre desde fevereiro, orientados pelos professores.

A escola desenvolve diversos projetos como: A caminho da sala de leitura, Valores, e o Fanfarra e Corpo Coreógrafo.   A atividade “A caminho da sala de leitura”  propiciou a melhora da leitura e da escrita entre os participantes, com o acesso a diferentes tipos de vocabulário e textos. Semanalmente as crianças vão à biblioteca, escolhem um livro e o levam para casa,  para lerem junto com os pais. Na volta, em sala de aula, alguns são sorteados para contar a história aos demais colegas. A  Fanfarra e Corpo Coreógrafo é outra atividade extra classe,  na qual são trabalhados o ritmo musical e a coordenação motora com as crianças.  “Um de nossos diferenciais é o trabalho em equipe, a valorização do profissional e o bom relacionamento entre a escola e a comunidade”, destaca a diretora Ana Laura Rodrigues. A EMEB tem  na vice direção a profª Fabiana Palomo Cirto,  sendo coordenada pela profª Fernanda de Oliveira M. Pereira.

Sobre José Peres Castelhano (patrono da escola)

José Peres Castelhano nasceu em 24 de dezembro de 1901, em Santos, vindo ainda moço para São João da Boa Vista, cidade em que exerceu diversas funções. Entre elas, como vereador, por 35 anos consecutivos, foi autor da lei que criou a Escola de Comércio. Atuou também como jornalista, vindo a falecer em março de 1997.